PM monitora grupos responsáveis por furtos no Centro

Alagoas24horas/ArquivoCoronel Gilmar Batinga

Coronel Gilmar Batinga

A Polícia Militar de Alagoas deve concluir na próxima sexta-feira, 17, o levantamento sobre os casos de furto, roubos e demais ocorrências registradas no Centro de Maceió desde o dia 27 de novembro, quando o Comando de Policiamento da Capital (CPC) reforçou o efetivo para garantir a segurança da população no período natalino.

Segundo o tenente-coronel Gilmar Batinga, comandante do CPC, atualmente existe cerca de 40 policiais fazendo o patrulhamento do Centro. São 22 duplas por turno, além de cinco motos, uma viatura do 1º Batalhão de Polícia Militar (BPM), policiais do Bope (Batalhão de Operações Policiais Especiais), da Radiopatrulha fazendo a saturação de área em horários estratégicos e um grupo de oito policiais velados (P2).

“O policiamento empregado no Centro se movimenta de acordo com os horários e situações. Modificamos o número de policiais em corredores de transporte e locais estratégicos de acordo com o horário. Em locais onde há aglomeração de pessoas, certamente haverá mais policiais”, explicou o coronel.

As estratégias utilizadas pela polícia têm surtido efeito, conforme avaliação do CPC. “Até o momento houve apenas duas ocorrências de grande porte, uma foi o homicídio após tentativa de assalto ocorrida ontem (13) na Rua do Sol; e a tentativa de furto que quase terminou em linchamento, ocorrida na tarde de hoje. No mais foram registradas apenas ocorrências corriqueiras”, disse Batinga.

Ainda segundo o coronel, a polícia está monitorando grupos, composto na maioria das vezes por menores, responsáveis por furtos no Centro. “Nesta época do ano existem grupos que vão ao Centro com o objetivo de furtar pertences de alvos fáceis. Estamos identificando essas pessoas e tirando de circulação”, conta.

Dicas de Segurança

O comandante do CPC aproveita para pedir que a população fique atenta a detalhes simples que podem evitar casos de furto: “queremos que a população nos ajude”.

– Não se afastem de bolsas, carteiras e outros pertences, mesmo que seja por pouco tempo;

– Quando estiver andando nas ruas do comércio procure segurar a bolsa à sua dianteira, para evitar que os assaltantes abram enquanto você está distraído;

– Evite falar ao celular enquanto anda na rua. Procure um lugar seguro para atender a ligação e antes de sair guarde-o consigo;

– Tente criar dificuldades para o ladrão, como distribuir o dinheiro e documentos em bolsos, evite usar jóias e relógios e outros objetos de valor;

– Caso retire dinheiro do banco, ou caixas eletrônicos evite contar dinheiro na rua e observe a movimentação a sua volta;

– Idosos desacompanhados são alvos fáceis de bandidos. Não permita que um idoso vá ao Centro sozinho.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos