Pedra que caiu da Rocheira de Penedo será demolida

aquiacontece.com.br

A pedra que caiu sobre a quadra de esportes situada na Rocheira de Penedo – um dos cartões postais da cidade histórica – será demolida manualmente, sem uso de explosivos. A informação foi passada ao portal de notícias aquiacontece.com.br nesta terça-feira, 14, pelo secretário municipal de Serviços Públicos Mário Jorge Athaíde, intervenção que ainda não tem data definida para ser posta em prática.

“Nós estamos providenciando uma pessoa especializada para fazer esse trabalho, inclusive porque vamos reaproveitar pedaços da rocha para utilizar em obras futuras”, explicou Mário Jorge ao ser procurado pela reportagem. A pedra de volume e peso consideráveis desmoronou do paredão no início da noite da última sexta-feira, 10, pouco tempo depois de um “racha” na área de lazer que não deveria ser utilizada justamente por conta do risco de desabamentos no local.

Área estava isolada desde 2009

De acordo com o capitão Rondinelli Rodrigues de Barros, responsável pelo Serviço de Atividades Técnicas do 6º Grupamento de Bombeiro Militar (GBM), unidade sediada em Penedo, a quadra estava isolada desde o ano passado. “Aquele local é uma área de risco e os moradores da região sabem disso. O pessoal da Defesa Civil esteve lá em 2009, junto com o nosso pessoal e representantes da prefeitura, foi realizado o isolamento, mas infelizmente não dispomos de pessoal para ficar à disposição e impedir o acesso”, declarou o capitão Rondinelli.

Durante o levantamento da situação na Rocheira, a prefeitura e a Defesa Civil do município ficaram com a responsabilidade de providenciar medidas de prevenção, além do isolamento. O deslocamento planejado da pedra que desmoronou já havia sido sugerido devido ao risco que causava na área que deu origem ao nome do município. Penedo significa formação rochosa, denominação que, por pouco, não recebeu o lamentável complemento de tragédia no último final de semana.

por Fernando Vinícius

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos