Coruripe: alunos premiados na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

Ascom CoruripeAscom Coruripe

Onze alunos do 5º ano da Escola Municipal Fausto Ferreira Simões, do povoado Miaí de Cima, em Coruripe, foram premiados com medalhas de ouro e bronze, além de certificados, pelo desempenho apresentado durante a participação na 13ª edição da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), realizada pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), Agência Espacial Brasileira (AEBMCT) e Eletrobras Furnas Centrais Elétricas.

Ao todo, 22 alunos da escola coruripense participaram da OBA, dos quais nove foram premiados com medalhas de ouro e dois com medalhas de bronze. Eles, assim como estudantes de outras 9.149 escolas de todo o Brasil, foram submetidos a teste de conhecimentos astronômicos, avaliações que foram aplicadas nas próprias escolas, porém com provas enviadas pela organização da competição.

Apesar de as provas da edição 2010 da OBA terem sido realizadas no dia 14 de maio deste ano, a cerimônia de premiação dos alunos da Fausto Ferreira Simões foi realizada nesta terça-feira, 14, na sede da escola. Segundo o diretor da unidade educacional, José Augusto Oliveira, a demora para a entrega das medalhas se deu por conta do grande número de participantes de todo o país. “A organização do evento necessitou desse tempo para distribuir todos os prêmios”.

Participação
Esta foi a segunda participação de alunos da escola Fausto Ferreira Simões, que competiram pela primeira vez em 2009, quando 20 estudantes realizaram as provas, sendo sete premiados com medalhas de ouro, um com prata e outro com bronze, além de a escola receber uma luneta para estudos.

Primeiro colocado da prova entre os alunos coruripenses, o estudante Lucas Ferreira Souza, de 11 anos, julgou importante a participação da escola na OBA. “Além da escola se tornar popular, pude enriquecer meu conhecimento sobre os astros e o universo, além de me tornar um aluno melhor”, disse o estudante que foi aprovado com nota 9.

Para o professor Rosilan Costa, responsável pela turma do 5º ano, a competição é bastante funcional, “pois ajuda os alunos a desenvolver um maior nível de aprendizado sobre o tema, nos auxiliando também no desenvolvimento em sala de aula, já que os próprios estudantes demonstram maior interesse em aprender para competir, o que serve como incentivo”.

Durante a entrega das medalhas, a secretária de Educação, Jeannyne Beltrão, foi representada pela gerente municipal de ensino, Elódia de Castro.

Além das medalhas e certificados aos alunos, a escola também recebeu uma coletânea com livros, revistas e outros itens, que deverão ser usados no ensino sobre astronomia aos alunos da unidade.

Fonte: Ascom Coruripe

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos