Prefeitura inaugura primeira etapa do Mercado Popular

Alagoas24horasAlagoas24horas

A primeira etapa do Mercado Popular foi inaugurada na manhã de hoje, dia 20, pelo prefeito de Maceió, Cícero Almeida (PP). De acordo com Prefeitura Municipal, neste primeiro momento foram entregues 364 boxes para os feirantes que trabalhavam na Feira do Passarinho, que será removida do local onde hoje funciona em virtude das obras do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT).

No local da Feira do Passarinho, a CBTU construirá uma estação. Almeida fez questão de frisar que a obra é de responsabilidade da CBTU e que a Prefeitura Municipal – dentro do que determinava a parceria – já começou a fazer a remoção dos comerciantes.

De acordo com o secretário do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária, Arnóbio Cavalcante, o Mercado Popular é um avanço para Maceió, pois disciplina e organiza os comerciantes em um único local com estrutura adequada. “Na primeira etapa teremos mil pessoas trabalhando aqui dentro, mas a segunda etapa (ainda sem data prevista) deve abrigar mais pessoas”.

Cavalcante salienta que no início do processo de mudança havia resistência de feirantes, “mas conforme eles viram como seria o Mercado, o problema começou a ser o contrário, como garantir vaga para todo mundo, que é o que está sendo feito hoje”. O que Cavalcante ressalta pode ser visto no local com um grupo de insatisfeito, que foi ao local reclamar da falta de espaço.

Reclamações

Alguns comerciantes e ambulantes colocaram inclusive que não houve critério para a seleção e questionaram a ausência de prazo para a segunda etapa. O medo deles é ficar de fora do projeto. O presidente da Associação dos Comerciantes e Ambulantes da Feira do Passarinho, Jaíson Falcon, confirmou os reclames e destacou que “infelizmente” alguns contemplados usaram de “má fé” para tentar pegar mais de um espaço.

“Mas isto está sendo resolvido. Em cada espaço, está sendo colocada a ficha do comerciante para que ele seja identificado. É claro que em um processo envolvendo mil pessoas há falhas, mas nós estamos atentos a elas e o Mercado Popular é importantíssimo e em uma segunda etapa todos virão para cá. Estamos confiantes e satisfeitos com o trabalho que a Prefeitura vem realizando”, destacou.

Almeida

Cícero Almeida destacou que a Prefeitura está dando “um grande presente para a cidade de Maceió”. “É só rever o passado e lembrar o que era a Feira do Passarinho, um problema que estava lá há 40 anos e que estamos resolvendo. Ainda há muita coisa a ser feita, mas isto aqui é um passo muito importante. As pessoas vão trabalhar em um local mais digno e mais feliz. Eu estou feliz demais com isto”, colocou.

“Estes trabalhadores são merecedores desta ação, cabe a todos nós valorizar e cuidar deste Mercado a partir de agora”. Almeida falou ainda sobre as reclamações dos que não foram contemplados e salientou que o Mercado está só em sua primeira etapa. “Ainda há mais que o dobro de unidades para serem colocadas aí, para que as pessoas possam comercializar seus produtos”, finalizou.

O Mercado Popular funciona no espaço da antiga Ceasa e conta com melhorias em suas instalações, com nova pintura e sinalização das lojas, além de demarcações das áreas a serem ocupadas pelos permissionários. Além disto, o espaço tem ainda estacionamento, ponto de táxi e toda uma nova rede elétrica. No local serão comercializados produtos e serviços variados.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos