Greve dos agentes penitenciários chega ao fim

Após um início de motim no presídio Baldomero Cavalcante, a greve dos agentes penitenciários – considerada ilegal pela Justiça do Estado de Alagoas – foi encerrada na manhã de hoje, dia 29. Entre os membros do sindicato, o sentimento foi de parar com o movimento grevista e as visitas podem ser retomadas no sistema penitenciário alagoano.

No início de motim da manhã de hoje, informações extraoficiais dão conta de pelo menos duas pessoas feridas, mas isto não foi confirmado oficialmente. O presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários, Jarbas de Souza, se encontra dentro do sistema acompanhando o desenrolar dos fatos e deve dar uma declaração em breve sobre o fim de greve.

A decisão do sindicato não está relacionada a confusão que houve no sistema penitenciário, na manhã de hoje. Desde ontem, a categoria já se encontrava com uma assembleia marcada para avaliar a decisão judicial que decretou ilegalidade do movimento.

No dia de ontem, 28, o juiz substituto Ivan Vasconcelos Brito Júnior indeferiu o recurso impetrado pela assessoria jurídica do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Estado e manteve a ilegalidade da greve, que já havia sido decretada pela desembargadora Elisabeth Carvalho.

Os agentes discutem agora que estratégias serão adotadas, já que a continuidade da greve representava riscos de corte de salários e prisões, caso os trabalhos não sejam retomados. “Nós já esperávamos essa decisão da Justiça. Agora vamos deixar que a categoria decida em assembleia o que quer fazer: enfrentar ou voltar ao trabalho”, disse o assessor de comunicação do Sindapen, Sérgio Ambrósio.

Os agentes estão reunidos desde as 9 horas da manhã, no Cyridião Durval em Assembleia Geral. O sentimento da categoria é pelo fim da paralisação. A informação do fim da greve foi confirmada pelo intendente geral do Sistema Penitenciário, tenente coronel Carlos Luna.

Segundo Fernando Oliveira, secretário jurídico do Sindapen, os agentes decidiram voltar ao trabalho para "dar um voto de confiança" ao secretário Dário César e à Intendência.

Em relação à confusão ocorrida na manhã de hoje, no sistema prisional, ocorre uma briga entre reeducandos do módulo IV do Baldomero Cavalcante. Dois presos ficaram feridos e foram encaminhados para o Hospital Geral do Estado (HGE).

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos