Médicos da Santa Casa realizam cirurgias complexas pelo SUS

Ascom Santa CasaCoordenador da Residência Médica em Ortopedia, Antonio Alício Oliveira

Coordenador da Residência Médica em Ortopedia, Antonio Alício Oliveira

Até o ano passado, pacientes do Sistema Único de Saúde que precisassem de intervenção cirúrgica em áreas como a região pélvica (quadril), o calcanhar, a mão ou a coluna encontravam muitas dificuldades para encontrar tratamento em Alagoas. Quem recorria ao plano de saúde ou podia pagar por um atendimento particular tinha facilitado o acesso a cirurgias e tratamentos.

Devido à escassez de especialistas em Alagoas e de recursos do SUS para bancar tais procedimentos, muitos pacientes precisavam viajar a outros estados – com recursos do próprio Sistema Único de Saúde – para encontrar tratamento em outros centros hospitalares do País.

“Por falta de informação ou por dificuldade no acesso ao serviço público de saúde, muitas pessoas hoje convivem com algum tipo de deficiência física”, lamentou o cirurgião de pé e tornozelo da Santa Casa de Maceió, Antonio Alício Oliveira.

Responsável pela Residência Médica em Ortopedia, Alício Oliveira coordena uma equipe de cirurgiões ortopedistas altamente especializada, que vem realizando cirurgias ortopédicas com regularidade pelo SUS com a assistência de médicos-residentes. “Todos os dez profissionais da equipe possuem título de especialista, atuando em áreas de cirurgia como mão, pé, quadril, coluna, ombro ou pediátrica”, acrescentou Alicio Oliveira.

Com o início da Residência Médica em Ortopedia, a formação de novos profissionais em Alagoas também saiu fortalecida, já que os médicos-residentes acompanham as cirurgias, aprendendo com experientes especialistas da área. Já a população que recorre ao SUS também tem bons motivos para comemorar. Em 2010, a Santa Casa de Maceió realizou 800 cirurgias ortopédicas, sendo a metade delas pelo SUS.

Outra conquista da população e da Santa Casa de Maceió foi o agendamento de consultas pelo Cora. “Ao invés de o paciente ir ao clínico ortopedista, agora ele é encaminhado direto para o especialista que cuidará do seu caso”, comemora Alício. O Cora é o sistema municipal de agendamento de procedimentos da saúde.

Agora, a principal luta dos médicos do Serviço de Ortopedia da Santa Casa de Maceió é incluir na lista de intervenções cobertas pelo Sistema Único de Saúde os modernos exames que utilizam o vídeo.

“Estamos negociando com o município a inclusão de tais procedimentos na contratualização. Eles trarão inúmeros benefícios aos pacientes como a redução no tempo de internação e o aumento na eficácia do tratamento”, finalizou.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos