Slum inicia desobstrução do Riacho Salgadinho

AssessoriaRiacho Salgadinho

Riacho Salgadinho

A desobstrução e limpeza dos canais da área sul da capital devem ser concluídas ainda nesta semana pelas equipes da Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió (Slum). Ao mesmo tempo, os que estão localizados nos bairros de Cruz das Almas e na Grota do Rafael, no Jacintinho, já começaram a ser limpos. O mesmo vai ocorrer com o Canal das Águas Férreas, que tem sua foz na praia de Cruz das Almas. No Riacho Salgadinho, no trecho próximo à Ladeira Geraldo Mello, já tem uma máquina trabalhando na retirada de entulhos.

A retirada de detritos no canal da Grota do Rafael teve início na sexta-feira (18), com a intervenção da escavadeira Poclain. Mesmo sem descer até o leito do canal, a partir de sua margem foi possível retirar inicialmente uma tonelada de material depositado no fundo. Por conta das invasões na maior parte de seu leito, o trabalho só pode ser feito com a presença das equipes de limpeza manual.

Desde segunda-feira, o reforço com a chegada dos trabalhadores já conseguiu adiantar a retirada de resíduos, bem como a capinação de mato que cresceu em seu curso. A expectativa dos técnicos da Divisão de Limpeza de Canais é que a equipe possa avançar na retirada de material depositado no Canal das Águas Férreas, que é um prolongamento do canal que corta a Grota do Rafael.

Até o momento já foi retirado muito entulho proveniente de construções realizadas por moradores da região. Os garis também identificaram no material recolhido, a presença de lixo doméstico. Por conta da existência de material orgânico, em contato com o terreno úmido, a proliferação ocorre com mais facilidade.

Essa é a mesma realidade do Riacho Salgadinho, que recebe águas de outros canais ao longo de seu percurso, desde o Jacintinho até a parte baixa da cidade. Em toda a sua extensão é possível identificar a presença de móveis velhos e muito lixo doméstico. Na segunda-feira, a máquina que começou o trabalho de desobstrução precisou descer até o leito para iniciar a remoção da terra tomada por lixo e entulho. Ao longo da semana, ela contará com o reforço de homens para retirar o mato e coletar o material mais leve existente no local.

Fonte: Secom Maceió

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos