Mais uma criança é salva pelo Samu neonatal

Criado pelo governo estadual, como uma das estratégias para a redução de mortalidade infantil em Alagoas, o Samu neonatal, pioneiro no Brasil, continua desempenhando de forma destacada sua missão. Nesta quarta-feira (23), os profissionais socorreram mais uma criança. O bebê de Mauriceia Ferreira de Lima nasceu no município de União dos Palmares.

A criança estava internada no Hospital São Vicente com anoxia perinatal, ou seja, má oxigenação cerebral e em decorrência do agravamento de seu quadro de saúde precisou ser transportada pelo Samu neonatal para Unidade de Terapia Intensiva (Neonatal) da Santa Casa de Misericórdia de Maceió.

Segundo a médica responsável pelo acompanhamento da criança entre União e Maceió, Taciana Baumgarten, o bebê apresentou desconforto respiratório e em função disso à equipe médica do hospital entrou em contato com os profissionais do Samu para fazer o transporte e a internação no hospital que a criança pode receber um atendimento mais adequado.

Segundo ela, o bebê recebeu suporte respiratório e utilizou outros equipamentos disponíveis na UTI neonatal. A partir de agora, será alimentada por sonda (para ter uma recuperação mais ágil) e provavelmente antibiótico. “Ele não corre risco de morte, mas teremos que ficar em constante avaliação do seu quadro clínico”, comentou a médica.

Anoxia é a falta de oxigenação no cérebro que pode causar uma série de anomalias, dentre elas dislexia, disgrafia e outras dificuldades significativas de aprendizagem. Significa a diminuição ou insuficiência de oxigenação do sangue para suprir as exigências metabólicas de um organismo humano vivo, especialmente no cérebro. Apesar de acontecer por diversas razões, as mais comuns são, tanto em adultos ou crianças, decorrentes de problemas respiratórios, cardíacos ou cerebrais.

Serviço Neonatal do Samu – Somente no mês de janeiro deste ano foram realizados 58 atendimentos e em fevereiro foram, até hoje, 39, no total de 107 atendimentos. Ano passado, foram realizados 751 atendimentos. O Serviço Neonatal do Samu é pioneiro no país e está sendo referência para outros estados da federação porque dispõe de uma ambulância do tipo Unidade de Suporte Avançado (USA – UTI), exclusivamente para o transporte de bebês que correm risco de morte.

O serviço atende a todo o Estado e quando a situação é ainda mais complicada, é acionado o Serviço Aeromédico (UTI Aérea) para fazer o transporte do paciente. Além da médica, Taciana Baumgarten, a enfermeira Josilene Lima e o condutor socorrista Luciano Rodrigues participaram da operação.

Fonte: Ascom Sesau

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos