APL da Laranja participa do curso Despertar Rural

Cerca de 30 produtores que integram o Assentamento Eldorado dos Carajás, na cidade de Branquinha, e fazem parte do Arranjo Produtivo Local (APL) Laranja no Vale do Mundaú vão participar do curso Despertar Rural, ofertado pelo Sebrae, e que tem início nesta quinta-feira (24), às 8h, em Branquinha.

O curso vai trabalhar as características empreendedoras de uma forma dinâmica, através do jogo “Sobre o Viver”, como o estabelecimento de metas, redes de contato, planejamento e busca de oportunidades. No jogo, os produtores vão vivenciar as situações cotidianas e terão que tomar decisões para solucionar os problemas propostos.

Ofertado pelo Sebrae, o treinamento será ministrado pelo consultor-instrutor Anderson Bezerra, que vai auxiliar os produtores a tomarem as decisões corretas para cada caso. “É importante que eles saibam quais decisões tomar para que na vida real eles não tenham consequências negativas, como a perda da produção e a não-comercialização dos frutos no tempo certo”, explicou a consultora do Sebrae/AL, Cristina Loureiro.

O jogo “Sobre o Viver” é dividido em três rodadas e cada uma corresponde a um ano agrícola. Na última rodada, os jogadores vão trabalhar o cooperativismo e a ajuda mútua. “Essa forma dinâmica e simples de aprender deixa o grupo mais entrosado e solto, o que colabora para uma assimilação mais rápida do conteúdo do curso”, garantiu Anderson.

O Arranjo Produtivo da Laranja faz parte do Programa de Arranjos Produtivos Locais (PAPL) e é uma ação do Governo de Alagoas, coordenada pela Secretaria de Estado do Planejamento e do Orçamento (Seplan) e pelo Sebrae/AL.

Fonte: Agência Alagoas

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos