Comissões são formadas para prevenção de desastres

Corpo de BombeirosCorpo de Bombeiros

De um lado chuva, de outra seca. As extremidades que podem acontecer no tempo estão preocupando a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC). Desde o dia 11 de fevereiro estão sendo realizadas reuniões com as coordenações municipais e o Exército, para definir ações concretas de prevenção a desastres, além da elaboração de um calendário de reuniões. Os encontros estão acontecendo na Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), onde serão discutidas ações preventivas, visto o alerta dado pelo Instituto de Meteorologia de Alagoas e outros órgãos nacionais de meteorologia.

Estudos dos órgãos responsáveis preveem um aumento pluviométrico em 30% acima da normalidade, desta forma foram formadas três comissões, no Vale do Mundaú, Vale da Paraíba e região metropolitana, que realizarão um levantamento do poder de ação de cada município ameaçado, catalogando toda infraestrutura de material e pessoal das instituições municipais para prevenir e planejar com programas, planos e projetos de minimização de desastres naturais.

Segundo o Tenente Coronel BM Romeiro, Coordenador Executivo respondendo interinamente pela Defesa Civil Estadual, a forma de organização dos núcleos de defesa Civil dos municípios precisa mudar, visando sempre prevenir os danos causados pelos desastres naturais. “Não se pode esperar o desastre chegar, precisamos nos unir para a prevenção”, afirmou o Tenente Coronel.

Com relação à seca, a coordenação da Operação Carro-pipa, do comando do 59º BIMtz do Exército Brasileiro, passou detalhes administrativos para os coordenadores municipais do sertão, para que as cidades continuem sendo atendidas. “Precisamos de algumas medidas para efetivar a operação, como padronização dos ofícios e a designação de guias nos municípios” afirmou o Capitão EB Tiago Xavier, responsável pela Operação.

Os coordenadores municipais que participaram das reunião apresentaram as dificuldades que enfrentam no dia-a-dia, principalmente pela falta de capacitação e estrutura, essenciais ao exercício da função. O maior objetivo da parceria entre a Defesa Civil Estadual e a AMA é auxiliar os municípios, ajudando as comissões a superar suas dificuldades.

Fonte: Ascom Bombeiros

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos