Ciclistas alagoanos participam de protesto contra atropelamento

Em Maceió a concentração será às 19h no Corredor Vera Arruda, na Mangabeiras, de onde os ciclistas seguem pela orla marítima até a Praça dos Martírios, no Centro.

Luis Vilar/Alagoas24horas/ArquivoBicicletada participa da manifestação

Bicicletada participa da manifestação

Ciclistas de todo o País se reúnem simultaneamente em várias capitais, inclusive em Maceió, nesta terça-feira, 1º de março, em um protesto pacífico contra a violência cometida pelo motorista que atropelou dezenas de ciclistas na noite de sexta-feira passada, 25, durante um passeio promovido pelo movimento Massa Crítica, em Porto Alegre.

De acordo com Gildo Santana, coordenador do Bloco das Bicicletas – um dos grupos que irá participar da mobilização -, em Maceió a concentração será às 19h no Corredor Vera Arruda, na Mangabeiras, de onde os ciclistas seguem pela orla marítima até a Praça dos Martírios, no Centro.

“Já estamos solicitando o acompanhamento de um batedor da SMTT e convidamos não só os ciclistas, mas toda a sociedade a participar desse ato contra a violência”, explicou ele, acrescentando que, na capital alagoana a mobilização está sendo organizada por vários grupos de ciclistas, entre eles a Associação Alagoana de Ciclismo e o Movimento Bicicletada.

O coordenador do Bloco das bicicletas, criado no ano passado pra desfilar no Jaraguá Folia, também se mostrou indignado com o fato de o motorista acusado pelo atropelamento ter alegado legítima defesa em depoimento prestado hoje à Delegacia de Delitos de Trânsito.

O caso

As imagens filmadas do atropelamento que deixou pelo menos nove pessoas feridas chocaram o País. O vídeo que circula em toda a internet e foi reproduzido por telejornais, corrobora com o depoimento dos ciclistas que testemunharam o fato e afirmaram que o atropelamento não foi acidental, mas criminoso.

Pelo menos nove pessoas ficaram feridas e precisaram ser hospitalizadas. O motorista, que só se apresentou hoje à polícia, fugiu do local sem prestar socorro.

O delegado que investiga o caso, Gilberto Almeida Montenegro, disse que o suspeito não será preso, já que o prazo do flagrante se esgotou, mas pode responder por tentativa de homicídio.

Sobre o movimento

O objetivo principal da Bicicletada – movimento mundial que acontece em vários países, inclusive no Brasil – é apresentar a bicicleta como um meio de transporte alternativo. O movimento também cobra o respeito dos motoristas e melhorias na infra-estrutura para os ciclistas.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos