Eletrobras orienta sobre plantio de árvores sob rede elétrica

Beto Macário/DivulgaçãoEngenheiro José Claudino

Engenheiro José Claudino

A Eletrobras Distribuição Alagoas, em parceria com a Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma), orienta os consumidores para que, na hora de escolher árvores para o plantio, faça a opção pelas de pequeno porte. De acordo com o líder de plantão do Departamento de Serviços, engenheiro José Claudino, estas são as únicas espécies que convivem em harmonia com a rede de distribuição elétrica.

“As pessoas, quando pensam em plantar uma árvore, não se preocupam com o seu crescimento. Muitas vezes, plantam palmeiras e coqueiros embaixo da rede de distribuição da Eletrobras”, explica o engenheiro. Ele conta que, dependendo da escolha, ela pode não provocar danos imediatos, mas, certamente, vai comprometer o fornecimento de energia elétrica em certo tempo e também o solo onde está plantada.

José Claudino avalia que boa parte das ocorrências de falta de energia, atendidas pela distribuidora, se dá por curto-circuito provocado pelo contato destas árvores com a rede de distribuição elétrica. “A orientação da Eletrobras Distribuição Alagoas é que na hora de plantar, a população escolha árvores de pequeno porte. Caso uma árvore de grande porte já tenhosido plantada, o próprio consumidor pode realizar a poda, sempre que necessário”, explica.

A margem de segurança dada pela Distribuidora é a altura do cabotelefônico. O engenheiro destaca que esta é a altura ideal para que uma poda seja realizada com segurança, sem risco de choque elétrico. “Quando se trata de uma árvore de grande porte, ela chega a atingir a rede de alta tensão, provocando curto-circuito e, consequentemente, falta de energia na região”, destaca.

Dependendo da época do ano, o número de ocorrências aumenta sensivelmente. Isso porque, com a chuva, os galhos ficam mais pesados e tombam sobre arede. Já nos dias de vento, principalmente o vento nordeste, os galhos são arremessados contra a rede, provocando curto-circuito. Como nessa época é excessivo o número de ocorrências, o atendimento fica demorado, prejudicando a comunidade.

"A Eletrobras Distribuição Alagoas mantém equipes constantes de poda deárvores, mas lembrando que eles não fazem podas ornamentais”, alerta José Claudino. Portanto, os consumidores que precisarem solicitar o serviço de poda devem ligar para o telefone de atendimento 24 horas, 0800.082.0196 oupara o atendimento especial ao deficiente auditivo, 0800.082.1010.

Fonte: Ascom Eletrobrás

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos