Enfermeiras alertam foliões sobre perigosno carnaval

Ascom/UEEquipe de enfermagem dá dicas para o carnaval

Equipe de enfermagem dá dicas para o carnaval

Além do frevo e da alegria, a chegada do carnaval também representa muita “dor de cabeça” para os profissionais que lidam, no dia-a-dia, com o salvamento de vidas. Assim como ocorre em todos os anos, a movimentação na Unidade de Emergência Daniel Houly (UE do Agreste) deverá ser intensa durante os quatro dias de folia.

Profissionais de enfermagem alegam que a UE está vivendo uma situação atípica, mesmo estando a três dias do início dos festejos. Nos três primeiros dias desta semana, a movimentação na Unidade foi intensa. Leitos, centro cirúrgico e UTI estão lotados e no carnaval a expectativa é que a demanda aumente ainda mais.

Segundo as enfermeiras, muitos casos registrados pela UE do Agreste durante o carnaval poderiam ser evitados, se houvesse mais consciência por parte de algumas pessoas. “A ingestão de álcool, imprudência na direção e falta do uso do capacete são algumas das ocorrências mais registradas durante esse período. Outros casos que também não podemos esquecer são as pessoas que se afogam em rios e praias, seja por conta do efeito de bebidas alcoólicas ou pela autoconfiança”, frisou a gerente de leitos, Aline Marques.

Os casos que acometem a maioria dos pacientes que dão entrada na Unidade de Emergência são: Traumatismo Craniano Encefálico (TCE), traumas torácicos, fraturas expostas e amputações de membros. “Os casos de TCE, geralmente, são ocasionados pela triste combinação entre o uso de motocicleta e do álcool”, frisou a enfermeira Cristina Cardoso.

Já de acordo com coordenadora do setor de emergência, a enfermeira Josilene Balbino, a imprudência e a falta de respeito às leis podem significar não somente o aumento no número de atendimentos, mas, principalmente, a destruição de famílias inteiras. “É preciso que as pessoas tenham a consciência que após o carnaval a vida continua. Cada um deve ter compromisso com a própria vida e com a vida do próximo, para que famílias inteiras não venham a sofrer”, finalizou a enfermeira.

Reforço

A Unidade de Emergência Doutor Daniel Houly terá uma escala diferenciada para médicos e enfermeiros durante os quatro dias de carnaval.

Fonte: Ascom

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos