Hemoal coleta plaquetas por aférese

Ascom/HemoalColeta de plaquetas por aférese

Coleta de plaquetas por aférese

Para assegurar que o tratamento de portadores de Leucemia e Dengue Hemorrágica não seja interrompido no Carnaval, o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) coletou plaquetas por aférese no sábado (5). O método inovador, que é realizado por meio de uma máquina especial, filtra somente o líquido que ajuda na coagulação sanguínea e evita hemorragias, ao contrário da doação de sangue convencional, onde o voluntário doa o sangue com as hemácias e o plasma.

O procedimento, de acordo com a diretora do Hemoal, Verônica Guedes, é totalmente seguro, já que o órgão atende a todas as especificações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). "Com isso, o doador tem a garantia que não sofrerá nenhum mal à sua saúde e, ainda, estará salvando pacientes em situação de extrema fragilidade, a exemplo dos pacientes com Leucemia, Dengue Hemorrágica, Queimaduras e Aplasia", ressalta.

Com o propósito de realizar a separação dos componentes do sangue, a doação por aférese possibilita que apenas as plaquetas sejam utilizadas e os demais componentes retornem ao organismo do doador. O sangue é retirado da veia de um braço, parte das plaquetas é cuidadosamente retirada e, posteriormente, o sangue é devolvido à veia do outro braço, junto à outra parte das plaquetas, das hemácias e do plasma.

O vigilante Edílson Gomes da Silva viajou de Rio Largo até o Hemoal, situado em Maceió, no bairro Trapiche, apenas para se candidatar à doação de plaquetas por aférese. Alheio ao Sábado de Zé Pereira e à folia momesca, ele assegurou que o importante é ajudar ao próximo, por isso atendeu ao chamado da equipe de captação com entusiasmo e alegria.

“Já sou doador de sangue há quase dez anos e cada vez que entro no Hemoal me emociono, porque sinto a alegria de saber que posso ajudar a amenizar a dor de muitas pessoas e a salvar as suas vidas. Se divertir é muito bom, mas não há felicidade maior do que fazer o bem ao próximo e ajudar a trazer esperança a muitas pessoas que têm no sangue e nas plaquetas a única chance de sobreviver”, disse Edílson Gomes da Silva.

Critérios para doação- A exemplo da doação de sangue convencional, a realizada por aférese também requer que o voluntário tenha entre 18 a 60 anos de idade, peso igual ou superior a 50 kg e boas condições de saúde. O doador também não pode ter contraído doença de Chagas, sífilis, hepatite e HIV, além de apresentar um documento de identificação com foto no momento do cadastro.

"No entanto, ao contrário da doação de sangue convencional, antes de ser submetido à aférese, o voluntário realiza todos os exames sorológicos. Caso esteja com algum problema de saúde, ele já será encaminhado para realizar o tratamento, e fica impossibilitado de realizar a doação", esclarece Verônica Guedes.

Doação- Enquanto a doação de sangue convencional que em média dura 30 minutos, a realizada por aférese leva cerca de 90 minutos, sem trazer nenhum prejuízo à saúde do doador. "Em comparação com a doação convencional, na doação por aférese o número de plaquetas retirada do organismo é maior, beneficiando mais o receptores e tornando menos exaustiva à procura por doadores de tipagens raras, a exemplo do B Negativo", explica a diretora do Hemoal.

Segundo ela, os doadores por aférese não têm motivos para temer o processo, já que em 72h as plaquetas retiradas são repostas. "Razão pela qual, no intervalo de duas semanas, o voluntário já pode se candidatar para realizar uma nova doação por aférese, que pode ser agendada no Hemoal, por meio do telefone (82) 3315 2109", informa Verônica Guedes.

Eficácia– Ela ressalta que a doação de plaquetas também pode ser realizada pela forma convencional, mas, para se chegar ao resultado esperado, o processo é demorado e complexo. Realidade que pode inviabilizar o salvamento de muitas vidas, as quais, na maioria das vezes, não podem esperar para que todo um processo complexo seja concluído, como é o caso dos leucêmicos.

Na coleta habitual, é retirada cerca de 450 ml de sangue e a bolsa é encaminhada para o Laboratório de Sorologia. O líquido é separado em concentrado de hemácias, plasma, fatores de coagulação e plaquetas, que são armazenadas a uma temperatura de 20 a 24 °C e sob agitação constante por 3 a 5 dias, enquanto que o sangue convencional tem validade de até 30 dias.

Fonte: Ascom/Hemoal

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos