Explosão em usina nuclear não atingiu reator, diz governo do Japão

Foto: ReutersMontagem com imagens da TV pública japonesa mostra fumaça erguendo-se da usina nuclear

Montagem com imagens da TV pública japonesa mostra fumaça erguendo-se da usina nuclear

O contêiner do reator nuclear da usina de Fukushima, onde ocorreu uma explosão neste sábado (12), não foi danificado, segundo o governo japonês.
O porta-voz Yukio Edano citou a empresa que opera a usina, a Tokyo Electric Power (Tepco).

Segundo ele, não houve vazamento radioativo considerável. Ele também informou que o nível de radioatividade na região está baixando.
O nível de radioatividade registrado na sala de controle do reator número 1 chegou a ser mil vezes superior ao normal, segundo a agência de notícias Kyodo.

Edano havia confirmado mais cedo a explosão na usina nuclear Fukushima Daiichi, em Okumamachi, na província de Fukushima.

O local foi bastante afetado pelo terremoto de magnitude 8,9 seguido de tsunami que atingiu a costa do país na véspera, provocando mortes e destruição.
O governo havia aumentado a área de isolamento em torno da usina, de 10 km para 20 km. O primeiro-ministro Naoto Kan pediu "calma" à população que vive em torno da usina e disse que o governo fara "todo o possível" para proteger a saúde dos habitantes. Segundo ele, o terremoto e o tsunami são um desastre natural "sem precedentes".

A companhia Tokyo Electric Power (Tepco) relatou a explosão, que foi mostrada em imagens da TV pública NHK. Paredes da usina caíram. Segundo a empresa, quatro pessoas ficaram feridas.

A explosão foi ouvida antes e após mais uma forte réplica do terremoto da véspera. Fumaça branca podia ser vista na área.

Segundo a Kyodo, os feridos estavam trabalhando para lidar com os problemas causados pelo tremor.

O canal público NHK aconselhou aos japoneses que permaneçam em casa, fechem as janelas e não tomem água da torneira.

A Agência Japonesa de Segurança Nuclear e Industrial já havia descartado que o contêiner do reator tivesse sofrido danos sérios, informou a Kyodo.

Os reatores afetados pelo terremoto respondem por 18% da capacidade de geração de energia nuclear do Japão. Um total de 30% da eletricidade do país é gerada por usinas nucleares.

Fonte: G1

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos