Escola construída pelo Programa de Reconstrução será inaugurada

AssessoriaAssessoria

Em cerca de 20 dias será inaugurada e entregue a população a primeira escola construída dentro do Programa da Reconstrução em vigor desde a enchente de 2010, que atingiu vários municípios alagoanos. Trata-se da Escola Municipal de Educação Fundamental Básica, Industrial Luigi Bauducco, localizada no bairro do Brasil Novo, em Rio Largo/AL.

Hoje (12), o ministro interino da Educação José Henrique Paim esteve em Alagoas para acompanhar o andamento da futura unidade ensino. Paim foi ao canteiro de obras juntamente com o governador Teotônio Vilela, o vice-governador José Thomaz Nonô, o secretário de Estado da Educação Rogério Teófilo, o prefeito de Rio Largo Toninho Lins e o presidente da empresa MVC (Soluções em Plásticos) José Martins.

A construção da escola teve início no final de 2010, absorvendo 90% da mão-de-obra local. O mesmo ocorre nas 35 unidades de ensinos já licitadas por meio do programa nos municípios afetados pela enchente. Para realização do projeto, a empresa MVC utiliza o sistema Wall System, composto por estrutura metálica e sanduíche de lâminas em plástico reforçado com fibra de vidro e núcleo com isolamento térmico e acústico. “São materiais de excelente qualidade. O próprio Ministério da Educação foi quem sugeriu este modelo de unidade. Entregaremos todas elas até julho deste ano, e esta em Rio Largo será a primeira a ser concluída. Inclusive convidaremos a presidente Dilma Rousseff para a inauguração desta unidade escolar que será modelo para as demais”, anunciou o governador.

A nova escola, com capacidade para acolher 540 estudantes em três turnos agregará também um ginásio poliesportivo totalmente coberto. Terá ainda, como contrapartida municipal, ar-condicionado em todas as suas seis salas de aula, além de um laboratório de informática para inclusão digital. “Faremos o mesmo com as outras duas escolas atualmente em construção no Bar Nosso e na Mata do Rolo e em uma quarta unidade com 12 salas de aula que será erguida próxima a Chesf na AL -210. É gratificante saber que o nosso município foi o primeiro a dar início às obras de reconstrução e será com certeza o primeiro concluir as escolas e as casas populares para os desabrigados e desalojados da enchente”, afirmou Toninho Lins. Para José Henrique Paim as escolas representam um conceito novo com prazos mais curtos e maior qualidade”.

FAZENDA

A convite do deputado federal Givaldo Carimbão e do prefeito Toninho Lins, o governador Teotônio e o vice Nonô visitaram a primeira fazenda para recuperação de dependentes químicos, que está sendo implantada no bairro da Destilaria, em Rio Largo. Na ocasião, o governador teve a oportunidade de conhecer e conversar com alguns ex-dependentes químicos da fazenda de Penedo – que estão ajudando na instalação do Centro de Recuperação de Rio Largo. Segundo Carimbão, a princípio serão destinadas 100 vagas, principalmente para jovens. “A idéia é aumentar a capacidade, pois a demanda no município é enorme”, acrescenta. Todos os dependentes serão acompanhados por equipes interdisciplinares formadas por psicólogos, assistentes sociais, profissionais da saúde, entre outros voluntários.

Fonte: Rio largo

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos