Governador participa de ação contra dengue em Belém

SesauCombate à dengue

Combate à dengue

Com o objetivo de reduzir a taxa de incidência da dengue em Belém, cujo índice corresponde a 571, quando o tolerável seria de no máximo 300, o governador Teotonio Vilela Filho, acompanhado do secretário de Estado da Saúde, Alexandre Toledo, realiza um Dia D de Combate à Dengue no município. A ação acontece às 10 horas da próxima terça-feira (15) e contará ainda com a presença da prefeita Valma Brandão e do vice Rodrigo Feitosa; da secretária municipal de Saúde, Acidalia Villar; entre outros prefeitos, secretários de saúde e lideranças da região.

A mobilização visa convocar a população para se engajar na luta contra o mosquito Aedes Aegypti, que transmite a doença, além de realizar uma ação conjunta no povoado Barro Vermelho, que apresenta uma das maiores incidências da doença na cidade. Com esta ação, segundo o secretário de Estado da Saúde, a população tomará consciência de seguir medidas básicas necessárias no combate e à proliferação da Dengue no município, que já vive situação epidêmica.

“Mesmo diante das ações conjuntas entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Belém a taxa de incidência de Dengue é altíssima. Por isso, queremos mostrar que estamos preocupados com a situação e iremos sensibilizar a sociedade a se engajar na luta contra esta epidemia, onde já foram notificados 26 casos da doença, em menos de dois meses e meio”, observou Alexandre Toledo.

Ainda de acordo com Toledo, durante o Dia D de Combate à Dengue, ele e o governador irão visitar algumas residências, procurar focos do mosquito junto com os agendes comunitários de saúde e de endemias e orientar os moradores a atuar contra a doença. “Iremos alertar os moradores de Belém a conservar os reservatórios de água sempre limpos e tampados, os orientaremos para que não joguem lixo nas ruas e evitem deixar pneus e garrafas pet expostas, além de não acumularem água limpa em recipientes, a exemplo dos utilizados para cultivar plantas aquáticas”, informou.

Alerta – O secretário alertou a população para ficar vigilante ao risco de Alagoas vivenciar uma epidemia de Dengue ao longo deste ano, já que o Estado figura no ranking das unidades federativas que apresentam risco muito alto de sofrerem uma situação epidêmica. Isso porque, desde o início de 2011, o Estado já notificou 1.343 casos da doença e, os municípios de Marechal Deodoro, Satuba, Rio Largo, São Brás, Palmeira dos Índios e Estrela de Alagoas estão em situação de alerta para possíveis epidemias.

“Nossos técnicos vêm trabalhando sistematicamente, seja por meio de ações conjuntas com as prefeituras, atividades de campo, capacitações, campanhas de conscientização e estruturação das unidades de saúde e dos laboratórios que fazem a detecção precoce dos casos de Dengue. No entanto, a população deve contribuir e a ajudar os gestores municipais a vencerem esta batalha, porque a Dengue é uma doença que pode levar à morte”, enfatizou.

Fonte: Ascom/Sesau

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos