OAB pede à PC informações sobre morte de moradores de rua

A Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB/AL) enviou nesta quarta-feira (16/03) ofício ao diretor-geral de Polícia Civil, delegado Marcílio Barenco, pedindo a instauração de inquérito para apurar a morte de um homem identificado apenas como “Estranho”, morto a tiros na noite desta terça-feira, no bairro da Levada. O homem seria um morador de rua.

O presidente da Comissão, advogado Gilberto Irineu de Medeiros, também solicitou a Barenco informações sobre as mortes de outras cinco pessoas apontadas como sendo moradores de rua. “O objetivo da solicitação é saber se os crimes foram elucidados, se há investigação em andamento, se os inquéritos foram concluídos e remetidos à Justiça com autoria conhecida”, explicou.

Coordenador do Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento das Políticas Públicas Municipais para a População em Situação de Rua, criado no ano passado pela Prefeitura de Maceió, Gilberto Irineu diz que nos próximos dias está sendo concluído o Plano Bienal Intersetorial de Ações e Metas.

A idéia, segundo ele, é reunir em um só documento, projetos de vários órgãos municipais, todos voltados para a população em situação de rua. “Só pararemos de contabilizar essas mortes se tivermos ações concretas a serem implementadas com o intuito de reduzir o contingente de moradores de rua, oferecendo portas de saída dignas”, justifica.

Na próxima sexta-feira, às 9h30, na sede da OAB/AL, o Comitê apresentará o Plano Bienal para representantes dos moradores de rua, para que avaliem e apresentem sugestões que possam vir a aperfeiçoar o documento. Além da OAB/AL, integram o Comitê Intersetorial representantes das secretarias municipais de Saúde; de Assistência Social; Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária e de Direitos Humanos, além da Arquidiocese de Maceió e os próprios moradores de rua.

“Após essa reunião, o passo seguinte será a apresentação do Plano ao prefeito Cícero Almeida, a quem caberá concretizar as ações e metas sugeridas pelo Comitê, que dessa forma, cumpre a missão que lhe foi proposta”, complementou Gilberto Irineu.

Fonte: Ascom OAB/AL

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos