PM inicia Curso de Formação de Oficiais

PMPM

A Polícia Militar de Alagoas, através da Academia de Polícia Senador Arnon de Mello (APMSAM), realizou na manhã de hoje, dia 21, a aula inaugural do Curso de Formação de Oficiais 2011 no bairro do Trapiche.

A solenidade contou com a presença dos trinta cadetes e seus familiares, além de oficiais e praças da corporação às 9h e teve como palestrante principal o Comandante-geral, coronel Luciano Silva, que explanou sobre chefia e liderança.

“É o dever de vocês, futuros oficiais, prezar pelo nome da corporação. Cada um, a partir de hoje, responderá pelas suas ações ou omissões no ato de comandar. O oficial deve ser ao mesmo tempo um chefe e motivador e para tanto vocês deverão explorar ao máximo os conhecimentos de seus instrutores. Os três anos na academia serão decisivos para o cadete. A Polícia Militar lhes deseja as boas vindas”, enalteceu o coronel Luciano Silva.

Em seguida foi dada a palavra ao Secretário de Estado da Defesa Social, coronel Dário César, que ressaltou a importância da formação dos novos cadetes para a sociedade que vive um momento delicado na segurança pública.

“Nós sentimos o momento que vive a segurança pública do Estado. Lembro-me que há 31 anos era eu quem estava no lugar de vocês, na academia da Bahia, vivenciando a aula inaugural do CFO. Os anos passaram e a violência cresceu, e é para isso que vocês estão aqui, para combater o crime. Além das boas vindas temos que ressaltar o compromisso que vocês assumem ao ingressar na PM que é o braço visível do Estado. Sucesso na empreitada!”, enfatizou o Secretário, coronel Dário César.

Estiveram ainda presentes no evento, o Diretor de Ensino da PM, coronel Mário da Hora; o comandante da APMSAM, coronel Paulo Sérgio; o subcomandante do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças, major Valdécio Nascimento, o delegado da Polícia Civil, João Mendes e representando o comando do 59º Batalhão de Infantaria Motorizada (59º BIMTz), tenente Haullison Farias.

Curso de Formação de Oficiais

O CFO possibilita a ascensão profissional como oficial da PM. O aluno-cadete passa três anos no curso de formação em horário integral e depois de ser aspirante pode chegar ao posto de coronel, o último da corporação. Os alunos ainda devem apresentar trabalho monográfico e durante o curso recebem uma bolsa de estudos no valor de R$ 1.346,98.

Os cadetes serão capacitados nas disciplinas jurídicas (direito administrativo, penal, processual penal, civil, militar, constitucional, entre outras), de técnica e táticas policiais, sociológicas, direitos humanos, gestão pública, planejamento estratégico, estatística, metodologia científica, psicologia, polícia comunitária e gerenciamento de crises, além de atividades físicas e práticas na área operacional das unidades policiais do Estado.

Fonte: PM/AL

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos