Marechal Deodoro recebe técnicos para apoio contra dengue

AssessoriaAssessoria

A partir da próxima quarta-feira (23) o governo estadual por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) encaminhará técnicos, ente outros profissionais, para ajudar Marechal Deodoro reforçar ações contra a dengue. Em situação de epidemia, o município apresentou taxa de incidência equivalente a 578, quando o máximo permitido não deveria ultrapassar 300. A ação técnica do Estado e da Prefeitura acontecerá a partir das 9h00, no bairro Poeira e terá como um dos focos à população.

O trabalho seguirá os mesmos protocolos da Força-Tarefa realizada em Belém, e contará com distribuição de material educativo para a população e agentes de endemias farão à eliminação dos criadouros do mosquito Aedes aegypti, disseminador da doença. Também serão atendidos pacientes com suspeita da doença, técnicos do Laboratório Central de Alagoas (Lacen/AL) montarão um serviço itinerante, para fazerem isolamento viral, sorologia e hemograma e técnicos da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) utilizarão bombas costais e o carro fumacê para disseminar o inseticida pelo município.

“Estaremos realizando este Dia D, como ocorreu em Belém, para conclamarmos a população a adotar as medidas necessárias de prevenção. Apesar dos técnicos da Secretaria Municipal de Saúde estarem realizando um trabalho concreto de prevenção e notificação dos casos, precisamos intensificá-lo”, especificou a diretora de Vigilância Epidemiológica da Sesau, Cleide Moreira.

Ela relembrou que, “para evitar a proliferação do Aedes aegypti, mosquito causador da doença, é necessário manter bem tampados os recipientes de água”. Mas, além disso, segundo a diretora de Vigilância Epidemiológica, “é imprescindível remover folhas, galhos e tudo que possa impedir a água de correr pelas calhas, fechar bem o saco de lixo, deixando-o fora do alcance de animais e não permitir que se acumule água sobre a laje”, frisou.

Dengue em Alagoas – De janeiro até 11 de março deste ano, foram notificados 1.658 casos de Dengue em Alagoas, além de duas mortes. Além de Marechal Deodoro, que já registrou 266 casos da doença, Belém também se encontra em situação epidêmica, com uma taxa de incidência equivalente a 857 e 39 casos registrados somente este ano.

Ainda de acordo com o último Boletim Epidemiológico, os municípios de Jaramataia, Messias, Penedo, Colônia de Leopoldina, Igaci, Igreja Nova, Jacaré dos Homens, Maceió, Taquarana, Teotônio Vilela, Inhapi, Rio Largo, Santana do Ipanema, São José da Tapera, Delmiro Gouveia, Satuba, Coité do Nóia, Estrela, Arapiraca, Craíbas, Girau do Ponciano, Maribondo e Palmeira dos Índios apresentam risco muito alto de vivenciarem uma epidemia de Dengue este ano. Amanhã será divulgado um novo boletim da dengue em Alagoas.

Fonte: Sesau

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos