Pesquisa aponta queda na incidência de cárie em alagoanos

Ascom SesauGerente do Programa de Saúde Bucal da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Roberto Duarte

Gerente do Programa de Saúde Bucal da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Roberto Duarte

Os 23 Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) de Alagoas vêm contribuindo para melhorar a saúde bucal da população. A informação é do Ministério Saúde (MS), que por meio da Pesquisa Nacional de Saúde Bucal realizada em 2010, apontou redução na incidência da cárie em todas as faixas etárias da população alagoana.

O estudo aponta que o índice das crianças livres de cáries passou de 31% para 44%, entre os adolescentes o percentual foi reduzido em 30%, quando comparado com 2003, primeiro ano da pesquisa. O número de adolescentes que apresentaram alguma perda dentária caiu de 27% para 13% e o de adultos caíram 19% em sete anos, passando de 20,1% para 16,3%.

Já o percentual de adultos que passaram a tratar da saúde bucal aumentou 7,1% e o de idosos que necessitam de próteses totais caiu de 16% para 15%. A pesquisa foi realizada em 177 municípios brasileiros e participaram Maceió e Viçosa.

Segundo o gerente do Programa de Saúde Bucal da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Roberto Duarte, para realizar o estudo foram ouvidas 38 mil pessoas, divididas em grupos de cinco faixas etárias. Para obter este resultado positivo, ainda segundo ele, o MS investiu no Programa Brasil Sorridente R$ 600 milhões no ano passado.

“Além destes investimentos, atualmente em Alagoas existe uma unidade móvel de saúde bucal em Viçosa e o Programa Brasil Sorridente também tem financiado a implantação de sistemas de fluoretação de água de abastecimento público, cuja medida reduz em até 50% o risco de cárie”, frisou.

Fonte: Ascom Sesau

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos