CATs registram mais de 87 mil atendimentos a turistas

Os Centro de Atendimento aos Turistas também são montados no Porto de Maceió nos dias de cruzeiros.

Secom MaceióOs Centro de Atendimento aos Turistas também são montados no Porto de Maceió nos dias de cruzeiros

Os Centro de Atendimento aos Turistas também são montados no Porto de Maceió nos dias de cruzeiros

“A recepção dos Centros de Atendimento aos Turistas é nota 10. Tivemos toda orientação de como conhecer Maceió, mais um paraíso do Brasil”, comentou o turismo Adolfo Moeller, da cidade de São Sebastião (São Paulo). O depoimento é um dos muitos registrados no livro da Semptur no CAT da Rodoviária. Assim como o paulista Adolfo Moeller, durante dez anos, outros turistas também escreveram suas opiniões sobre Maceió. Neste período, 87.458 visitantes buscaram informações turísticas sobre a cidade nos Centros, que são administrados pela Secretaria Municipal de Promoção do Turismo.

De acordo com o levantamento nos CATs, nestes dez anos, os brasileiros lideram com 71.870 (82,18%) e os estrangeiros com 15.588 (17,82%). Estes números são baseados nos turistas que voluntariamente respondem aos questionários dos CATs. Dos turistas que responderam os questionários, os paulistanos 17.396 (24,20%) e os argentinos 4.619 (29,63%) lideram o ranking de visitas aos CATs todos os anos. O lazer é apontado como o principal motivo de viagem para 75.926 turistas, o que representa 86,81% do total.

Na opinião do secretário da Semptur, Jair Galvão, os CATs cumprem um papel importante de informações aos turistas. “Com o mapa de Maceió na mão, é muito mais fácil o visitante se locomover e melhor conhecer a capital alagoana. Nosso objetivo é aprimorar os CATs e buscar novas ferramentas tecnológicas para que nosso visitante se sintam em casa e programem seu roteiro de praias, compras, passeios, museus, entre outros equipamentos turísticos”, reforçou o secretário Jair Galvão.

Testemunha

Cristina Quirino ingressou na Secretaria de Turismo como estagiária e desde 2005, já formada em turismo, assume a coordenação dos CATs. “ Os brasileiros e estrangeiros que escolheram Maceió como destino e buscam informações dos CATs, são convidados a responder um questionário e também podem escrever a sua impressão sobre a cidade. É uma pequena amostra, mas revela o perfil do turista que visita Maceió ”, diz Cristina.

Nos CATs trabalham os servidores e estagiários das faculdades de turismo e segundo Cristina, os Centro de Atendimento são uma escola para os estudantes. “Cerca de 30% dos estagiários da Semptur estão no mercado de trabalho”, disse.

Os Centros de Atendimento aos Turistas foram criados em 2005 com o objetivo de fornecer informações aos turistas para melhor conhecer o destino Maceió, seus atrativos naturais, culturais, gastronômicos e de outros serviços existentes na capital alagoana e nos demais municípios do Estado.

Os turistas recebem gratuitamente o mapa da cidade em diferentes idiomas (inglês, espanhol, italiano e português), guia de Museus, mapa de Alagoas e informações sobre meios de hospedagem e agências de receptivo (cadastradas pelo MTur), núcleos de artesanato e gastronômico, entre outras.

No livro de registro, a turista paulista Janete de Jesus também declara sua paixão por Maceió no CAT do Aeroporto Zumbi dos Palmares: “Maceió é a capital mais linda do Nordeste. Amo as praias e sempre escolho o mês de dezembro. Que a capital alagoana continue assim, com suas belezas. Obrigada, Maceió”

Fonte: Secom Maceió

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