Escolas terão sistema de videomonitoramento

Secom/MaceióMaceió é a primeira cidade a implantar o sistema

Maceió é a primeira cidade a implantar o sistema

A Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), está implantando câmeras de videomonitoramento nas escolas da rede municipal de ensino, com objetivo de garantir a segurança de alunos e professores, coibir o consumo de drogas e combater a ação de vândalos. Para isso, foi publicado no Diário Oficial do Município do sábado, uma Ata de Registro de Preço.

Maceió é o primeiro município de Alagoas a implantar o videomonitoramento com alarme em todas as suas escolas públicas. “Estamos tratando os últimos detalhes. Todas as nossas 132 unidades de ensino serão vídeomonitoradas 24 horas por dia e, com isso, esperamos diminuir o número de assaltos. O sistema terá a função de ajudar na organização e patrulhamento do patrimônio físico e garantir a segurança dos alunos e professores”, informou o secretário municipal de Educação, Thomaz Beltrão.

O videomonitoramento ficará ligado 24 horas na central da empresa de segurança Servipa, vencedora da licitação. A empresa comunicará qualquer atitude suspeita à polícia. Furtos e o uso de drogas dentro das escolas são os principais problemas que deverão ser sanados com a instalação das câmeras. “A sensação de segurança sentida por toda a população será uma consequência positiva que virá com esse investimento”, disse Beltrão.

Inicialmente, serão beneficiadas as 20 unidades de ensino com os maiores índices de roubos. De acordo com o representante da empresa Servipa, Marcelo Albuquerque, as escolas vão ter um sistema de câmaras e de alarmes interligados a uma central.

“Vamos monitorar as imagens em tempo real. Em caso de invasão mandaremos uma equipe nossa de segurança e entraremos em contato com a Guarda Municipal e com o Batalhão Escolar”, explicou Marcelo.

A diretora da Escola Eulina Alencar, que fica no bairro do Jacintinho e é uma das mais atingidas por roubos, mostrou-se bastante satisfeita com a informação do videomonitoramento. Segundo Marilucia Soares, a escola vem sendo invadida constantemente por assaltantes que levam as coisas e vendem posteriormente para comprar drogas.

“O videomonitoramento será muito importante para a nossa segurança. Nossa escola já foi muito invadida e nos sentimos mal quando chegamos cedo e encontramos tudo revirado. Acredito que vai melhorar muito”, afirmou Marilucia.

Fonte: Secom/Maceió

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos