PEC dos Jornalistas recebe apoio da bancada federal

Luis Vilar/Alagoas24horasDeputados se reúnem com representantes do Sindicato dos Jornalistas

Deputados se reúnem com representantes do Sindicato dos Jornalistas

Pelo menos quatro deputados federais por Alagoas confirmaram o apoio à PEC que prevê a volta da exigência de diploma para o exercício da profissão de jornalista, durante café-da-manhã com o Sindicato dos Jornalistas de Alagoas. Rui Palmeira (PSDB), Givaldo Carimbão (PSB), Rosinha da Adefal (PTdoB) e Joaquim Beltrão (PMDB) se fizeram presentes e externaram o voto favorável à PEC.

Os deputados federais ainda ressaltaram a importância de uma abertura de diálogo com os líderes dos partidos na Câmara Federal para agilizar a pauta. “Temos deputados aqui que fazem parte de importantes e fortes partidos na Câmara Federal. Portanto, é essencial que este diálogo evolua com os líderes de partido para que possa agilizar a pauta. Devemos ainda buscar a unanimidade da bancada alagoana”, ressaltou Rosinha da Adefal.

De acordo com Givaldo Carimbão, a exigência do diploma é justa. “A imprensa tem um grande papel junto à sociedade. Vejo que nos dias atuais se acabou com as castas dos veículos de comunicação tomado por empresários poderosos e com esta abertura, com uma imprensa mais livre, aumenta-se ainda mais a necessidade do diploma. O diálogo de hoje é um grande avanço, mas é preciso lutar pela exigência do nível superior, porque qualifica o jornalista e consequentemente melhora a qualidade da informação”, avaliou Carimbão.

Para o deputado federal do PSB, a formação acadêmica é fundamental. “Ajuda a discernir e a ampliar os horizontes. O STF afirmou que derrubou o diploma por que era uma exigência da ditadura. A decisão do Supremo é que foi ditatorial”, ressaltou o parlamentar, afirmando que os ministros não ouviram o clamor da sociedade na época da decisão. “A bancada está aqui para somar e ser porta-voz em Brasília. A exclusão do diploma é um retrocesso”.

Carimbão acredita que é possível ter o compromisso de todos da bancada federal. De acordo com os presentes, pelo menos dois senadores já demonstram apoio a PEC dos Jornalistas: Benedito de Lira (PP) e Renan Calheiros (PMDB).

Rui Palmeira frisa que “a PEC valoriza a categoria e melhora a qualidade do jornalista”. “Sabemos da importância do diploma e ela é inegável para que tenhamos um jornalismo mais responsável e de melhor qualidade”, resumiu o deputado tucano. Joaquim Beltrão também ressaltou a importância e destacou: “trata-se da formação intelectual do profissional da imprensa e a sociedade não pode abrir mão disto. Por esta razão, eu sou favorável à PEC do diploma dos jornalistas”.

Em Brasília, as categorias representantes dos jornalistas – sindicatos e Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) – atuam em duas frentes: uma PEC na Câmara dos Deputados e outra no Senado Federal. A presidente do sindicato de Alagoas, Valdice Gomes, salientou a importância da cobrança de posicionamento junto aos deputados e senadores. “Nos foi tirado o diploma de forma violenta em uma decisão infeliz”, ressaltou Gomes.

De acordo com ela, o fato resultou em consequências drásticas para a sociedade brasileira. “Não foi apenas para nós jornalistas. Deixar que qualquer pessoa – sem exigência alguma de nível de escolaridade – exerça a profissão é um perigo, além disto, agora as empresas contratam quem quiser em condições questionáveis. Nossa profissão tem compromisso social. É necessário forte formação humanística e técnica e ainda não inventaram melhor local para se ter isto que a universidade”, finalizou.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos