Fiscais da Slum notificam mercadinho que lançava víceras e ossos em terreno

SlumFiscais flagraram descarte irregularde restos de animais

Fiscais flagraram descarte irregularde restos de animais

Uma ação de surpresa da Fiscalização da Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió, no Benedito Bentes, na manhã desta segunda-feira, flagrou um carroceiro carregado com penas, víceras de galinha e ossos. O material, oriundo do Supermercado Roda Viva, estava prestes a ser lançado às márgens da principal via de acesso ao bairro, onde estão localizados os campos de futebol e o terminal de ônibus.

Imediatamente a equipe, coordenada por Carlos Tavares, abordou o responsável pelo transporte e o orientou a indicar de onde vinham os resíduos. A partir daí a equipe seguiu para o mercadinho, onde autuou o proprietário para que encaminhe, em dez dias, o Plano de Gerenciamento de Resíduos (PGR) para a superintendência. De posse do Código de Limpeza Urbana de Maceió, os fiscais informaram as penalidades, inclusive pecuniária, para os casos de reincidência. Para a confirmação do flagrante, também, na esfera judicial os fiscais, nesta sexta-feira, irão registrar o caso na 8° Distrito Policial.

O estabelecimento foi identificado como um grande gerador e desta forma tem que providenciar uma coleta dirigida, a qual deve ser paga, já que os resíduos não se enquadram como doméstico. Quando encaminhar o PGR paa a Slum, o proprietário deve apresentar qual empresa será a responsável pelo recolhimento do lixo produzido.

Do modo que vinha procedendo o mercadinho, além de sujar a cidade estava agredindo ao meio ambiente, já que a degeneração das víceras e ossos, alem de provocar forte odor, também vinha atraindo a presença de centenas de urubus. Por conta da presença de vários estabelecimentos que lidam com produtos similares ao autuado, na manhã de hoje, a Slum vai intensificar a fiscalização na região.

Como em alguns casos, os infratores também estão cometendo crime ambiental, a Slum tem mantido entendimentos com a Vigilância Sanitária Municipal e a Secretaria de Proteção ao Meio Ambiente, para a realização de um trabalho conjunto para coibir a ação indiscriminada de quem insiste em não garantir o destino correto para seu lixo.

Fonte: Marcos Rodrigues/Slum

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos