Cadeirantes reclamam de falta de acessibilidade

Secom/MaceióCadeirantes se reúnem na SMTT com Pinto de Luna

Cadeirantes se reúnem na SMTT com Pinto de Luna

Durante a manhã da última quinta-feira (5), na sede da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), uma comissão composta por sete cadeirantes esteve reunida com o superintendente do órgão, José Pinto de Luna e o assessor de Transportes Urbanos da SMTT, José Arnaldo, para discutir ações pertinentes à acessibilidade dos portadores de deficiência física nos transportes coletivos de Maceió.

A reunião teve como pauta as principais cláusulas do Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta (TAC), firmado em 2009 com o Ministério Publico Estadual. Questões contempladas pelo TAC, como o espaço nos ônibus para transporte de duas cadeiras de rodas, e que tem sido desrespeitado pelas empresas, segundo os cadeirantes, têm provocado situações constrangedoras, pois, atualmente, dois cadeirantes não podem utilizar o mesmo ônibus simultaneamente
.
Itens básicos foram ressaltados na reunião: a necessidade de adaptação total dos ônibus com cintos, cigarras ao alcance dos cadeirantes e, principalmente, elevadores com manutenção em dia. “Precisamos ter transportes coletivos com acessibilidade para nós”, ressaltou o cadeirante José Newton Cavalcante. Morador do bairro de Bebedouro, Graciano de Barros chamou atenção para o fato de que nenhum ônibus que faz aquela linha é adaptado com qualquer equipamento voltado para a acessibilidade.

Durante toda a reunião, Pinto de Luna se mostrou atento e sensível aos reclames da comissão. Respondeu, clara e objetivamente, aos questionamentos, com ideias que já estão sendo postas em prática. Esclareceu, ainda, que são realizadas duas reuniões mensais com os donos das empresas de ônibus e informou que, já para a próxima, que acontecerá na quinta-feira (14), gostaria de ter a presença da comissão, para que sejam expostas suas reivindicações diretamente aos empresários do setor.

Outra ideia, acatada com entusiasmo pelos cadeirantes, foi a criação de um curso para os condutores de ônibus e táxis, com noções de acessibilidade, que será ministrado regularmente pela Escola de Trânsito da SMTT, e cujo conteúdo didático será elaborado pelos técnicos da Diretoria de Educação de Trânsito (Diret), em parceria com os representantes da comissão.

“Acredito ser necessária também a criação de uma coordenação de transportes especiais, onde os cadeirantes teriam representatividade, para que, juntos, posamos encontrar soluções rápidas e efetivas para a acessibilidade dos portadores de deficiência física”, afirmou Pinto de Luna. Ao final da reunião, o cadeirante Auristélio de Lima agradeceu e ressaltou: “São dois anos de luta e esta é a primeira vez que fomos atendidos e nos reunimos com um superintendente da SMTT”.

Fonte: Secom/Maceió

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos