Sesau promove ações de saúde na orla da Pajuçara

Sesau/IlustraçãoSesau/Ilustração

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), por iniciativa da Diretoria de Promoção da Saúde, realiza amanhã (10), das 9h às 14h, na Praia de Pajuçara, uma grande mobilização com atividades voltadas à promoção da qualidade de vida do alagoano.

O dia será marcado por apresentações culturais, passeio ciclístico, distribuição de material educativo sobre Dengue, DST/AIDS, Câncer, Água, Nutrição, Atividade física, Hipertensão e Diabetes.

Entre as ações haverá aferição da pressão arterial, glicemia, índice de massa corporal (IMC) e teste de hepatite B. Além disso, profissionais de saúde vão orientar a população quanto à prevenção de câncer de mama, pele, útero e sobre tabagismo. As atividades marcam também o Dia Mundial da Saúde, que foi comemorado em 7 de abril.

O evento atende a orientação do Ministério da Saúde (MS), que dedica a semana de 06 a 10 deste mês à Promoção da Qualidade de vida. A diretora de Promoção da Saúde da Sesau, Eliana Padilha, alerta que tanto no Brasil quanto em Alagoas tem-se observado o aumento significativo das doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), nas últimas quatro décadas, seguindo tendência mundial. De acordo com dados do MS, a morbimortalidade por DCNT, como doença do aparelho circulatório, neoplasias, diabetes e outras, respondem por cerca de 60% dos óbitos.

Segundo a diretora, as mudanças nos padrões de ocorrência das doenças têm imposto, constantemente, novos desafios, não só para os gestores e tomadores de decisão do setor saúde, como também para outros setores governamentais. Eliana Padilha lembra que a mudança do perfil epidemiológico, no país, é consequência da urbanização, da mudança nos estilos de vida e da globalização. “Dessa forma, há vários fatores de risco modificáveis como o tabagismo, inatividade física, alimentação inadequada, obesidade, dislipidemia e consumo de álcool”, observou.

A recomendação do MS é que também nos municípios ocorra a mobilização durante a semana, promovendo ações dedicadas à qualidade de vida, envolvendo a sociedade civil, gestores públicos, setor privado e organizações não governamentais, na construção de eventos que destaquem a importância de se viver bem e com qualidade.

Fonte: Ascom/Sesau

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos