Santa Casa investe em tecnologia 3D para tratar e diagnosticar doenças

Ascom Santa CasaRodrigo Peres e o moderno Innova 3100

Rodrigo Peres e o moderno Innova 3100

A Hemodinâmica da Santa Casa de Maceió inaugurou esta semana um dos mais modernos equipamentos para o diagnóstico e tratamento de doenças cardiovasculares e cerebrais: o Innova 3100.

Considerando os gastos com as novas instalações do Laboratório de Hemodinâmica e o Innova 3100, adquirido à multinacional americana General Eletric (GE), a Santa Casa de Maceió investiu nada menos que R$ 1,2 milhão.
Segundo o médico Rodrigo Peres, especialista em neuroradiologia pelo Colégio Brasileiro de Radiologia e pela Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, o Innova 3100 disponibiliza imagens tridimensionais em alta resolução das estruturas (veias e artérias) examinadas.

“A tecnologia garante maior precisão e agilidade nos procedimentos endovasculares, endoneurológicos e da cardiologia intervencionista”, acrescentou.

Nos casos de pacientes com aneurisma cerebral (quando ocorre a dilatação de artérias, dificultando o fluxo sanguíneo), o equipamento permite o diagnóstico com apenas uma aplicação de contraste, o que reduz os riscos e garante maior segurança para os pacientes.

Conforme adiantou o coordenador da Hemodinâmica, Gilvan Dourado, a Santa Casa de Maceió é uma das poucas instituições filantrópicas a dispor deste equipamento. “Fazemos parte de um restrito grupo de hospitais que possui tal tecnologia. Por isso, os alagoanos não precisam deixar o estado para ter acesso a esta moderna técnica de diagnóstico e tratamento”, disse Gilvan.

Serviço tem especialistas capacitados

O Innova 3100 já realizou mais de 100 embolizações cerebrais em pacientes com aneurisma cerebral desde que entrou em operação em outubro do ano passado. O equipamento também pode ser utilizado em outros procedimentos como angioplastia, cateterismo entre outros.

Conforme destacou o cardiologista Gilvan Dourado, o Laboratório de Hemodinâmica possui os mais modernos equipamentos existentes atualmente, mas sem uma equipe especializada para realizar o diagnóstico e o tratamento, até mesmo a tecnologia de ponta perde a importância. Por isso, fez questão de citar cada um dos profissionais da Hemodinâmica.

À frente da cardiologia intervencionista (leia-se angioplastia, cateterismo etc.) estão o próprio Gilvan Dourado, Cid Cavalcante, Amilson Pacheco e Antonio Leilton. Na eletrofisiologia (arritmias cardíacas), respondem os médicos Edvaldo Xavier e Carlos Emídio.

A área endovascular (que trata de problemas na aorta e vasos periféricos) congrega os médicos Hemerson Gama, Alfredo Rosa, Jubrant Petruceli e Ronaldo Nardão. Por fim, a endoneuro – foco do novo Innova 3100 – está sob a tutela do especialista Rodrigo Peres.

Fonte: Ascom Santa Casa

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos