‘Usina nuclear é um cavalo de Tróia”, diz deputado

Com a pauta trancada, em razão de dois vetos do Poder Executivo que precisam ser apreciados em plenário, a sessão da ALE foi marcada apenas por pronunciamentos.

Vanessa Alencar/Alagoas24horasPlenário da Assembleia Legislativa

Plenário da Assembleia Legislativa

Com a pauta trancada, em razão de dois vetos do Poder Executivo que precisam ser apreciados em plenário, a sessão desta terça-feira, 12, na Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE) foi marcada apenas por pronunciamentos, a maioria tecendo críticas ao governo do Estado.

Os vetos são aos projetos de lei que institui a obrigatoriedade do diploma para jornalistas no serviço público; e ao que reajusta os salários dos próprios parlamentares, de autoria da Mesa Diretora.

O presidente da Casa, deputado Fernando Toledo (PSDB), disse que os deputados têm se reunido para discutir os vetos, e a expectativa é que, até amanhã (13), eles sejam apreciados em plenário e a pauta desobstruída.

Usina nuclear

Temóteo Correia, o primeiro parlamentar a usar a palavra na sessão de hoje, repercutiu vários assuntos que foram destaque na imprensa do Estado, entre elas uma suposta reaproximação entre o senador Renan Calheiros (PMDB) e o governador Teotonio Vilela Filho (PSDB); “Se acontecer, o caminho do governador será menos espinhoso. Se a reaproximação acontecer, Alagoas terá um grande ganho e Vilela irá marcar um gol de placa”, afirmou.

Em seguida, em um discurso permeado de ironia, Correia mirou o ex-secretário estadual de Minas e Energia, Geoberto Espírito Santo e criticou uma entrevista dada por ele à imprensa sobre a possibilidade de uma usina nuclear se instalar em Alagoas. “Ele disse que o Estado não abre mão da usina nuclear. Ele é um inocente político. Qual a força que Alagoas tem para não abrir mão? Tenha mais humildade… Essa ‘geringonça’ só vem para cá se ninguém mais quiser” disparou o parlamentar, referindo-se a usina.

O parlamentar salientou ainda que, depois do desastre no Japão, o entusiasmo dos governadores da Bahia e Pernambuco arrefeceu. “Essa usina é um cavalo de Tróia”, disse Temóteo, frisando que, caso o assunto prospere, ele irá propor uma sessão pública para discutir o assunto.

Projeto pirata

O deputado Ronaldo Medeiros (PT) também usou a tribuna para denunciar que o projeto de política salarial apresentado pelo governo na sexta-feira passada é uma “cópia mal feita, uma pirataria” de um projeto de sua autoria, apresentado no mês passado.

Medeiros solicitou à Mesa Diretora que, em respeito aos trâmites, coloque o projeto de sua autoria em votação antes do projeto apresentado pelo Poder Executivo.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos