Veto a reajuste de deputados tranca pauta da ALE

Alagoas24horas/ArquivoToledo diz que 'trancamento da pauta' deve ser ser resolvido em curto prazo

Toledo diz que ‘trancamento da pauta’ deve ser ser resolvido em curto prazo

O presidente da Assembleia Legislativa Legislativa do Estado de Alagoas, deputado estadual Fernando Toledo (PSDB), destacou que o parlamento da Casa de Tavares Bastos não pode continuar com a pauta trancada por muito tempo. Toledo – em entrevista ao Alagoas24Horas – ressaltou que os trabalhos estão sendo “atrapalhados” pelo veto ao reajuste dos salários dos deputados estaduais.

O reajuste dos parlamentares – que eleva os salários de R$ 9,6 mil para R$ 20 mil – recebeu o veto do governador de Alagoas, Teotonio Vilela Filho (PSDB), mas ainda não foi votado na ALE para decidir sua manutenção, ou a derrubada. Com isto, o parlamento há uma semana não analisa nenhum projeto.

O problema é que além do reajuste dos deputados estaduais, há um efeito cascata que beneficia mais 40 pessoas, entre ex-deputados, funcionários da ativa e aposentados. A tendência é que o veto seja derrubado, porém a questão já preocupa – como revelou o próprio Fernando Toledo – a presidência da Casa.

“De fato a pauta está trancada, mas eu tenho trabalhado intensamente para que ela seja destravada ainda na próxima semana. O problema é que teremos uma próxima semana quebrada, em virtude do feriado e talvez haja problema de quorum, mas se não resolver até a próxima semana, em 15 dias destrancaremos a pauta”, colocou Fernando Toledo.

Indagado sobre as negociações em andamento para destravar a pauta, ele colocou que há dois aspectos do problema. Um deles o financeiro. “Tem que ser avaliado, já que este reajuste não atinge apenas os deputados, mas envolve também outras pessoas. Tem que ser feito este estudo de impacto”, colocou.

No campo político, a preocupação é a derrubada do veto, sem ter conseguido ainda a implantação do Plano de Cargos e Carreiras dos servidores do Legislativo, que se encontra na Justiça, conforme Fernando Toledo. Segundo o presidente da Assembleia, há conversas em andamento com o governador na busca de entendimentos. “Tenho trabalhado intensamente e espero a solução em curto prazo”.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos