Caminhada da Fraternidade acontece neste sábado

Neste sábado (16), às 8h, acontece a Caminhada da Fraternidade do Projeto S.O.S Planeta Terra, que tem a missão de alertar e orientar a comunidade do Benedito Bentes sobre a importância da preservação do meio ambiente e da mudança da realidade existente no bairro, que retrata acúmulos de lixo em locais inadequados, dentre outras atitudes. Inspirada na realidade local e no tema adotado pela Campanha da Fraternidade deste ano, o projeto uniu a Igreja Católica, escolas, comerciantes e órgãos públicos que, juntos, buscam contribuir para a conscientização da comunidade local.

A caminhada percorrerá as principais avenidas do Benedito Bentes I, e, ao som de músicas que falam do meio ambiente, os participantes estarão vestidos de verde e branco, expondo obras artísticas feitas com materiais recicláveis, exibindo faixas, distribuindo panfletos entre outras ações de educação ambiental.

O projeto teve início no dia 27 de março, com apresentações para a comunidade sobre a importância de não destruir plantas e animais e de não poluir o meio ambiente. Além disso, escolas locais foram visitadas por participantes do projeto que distribuíram panfletos e outras informações aos alunos. Posteriormente, as equipes pedagógicas de cada escola se responsabilizaram por trabalhar atividades educativas em sala de aula, como forma de tornar cada aluno um multiplicador da consciência ambiental.

A Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió (Slum) foi o primeiro órgão público a abraçar a causa e focará no evento a necessidade da coleta seletiva. De acordo com a coordenadora de Controle Ambiental da Slum, Rita Maria, a população deve fazer a sua parte, pois diversos materiais podem ser reutilizados. “Precisamos entender que parte do nosso lixo diário pode ser transformado em um produto utilizável; aquilo que parece ser inútil pode ter vida. Quando um morador separa os lixos, ele facilita o trabalho essencial dos catadores e contribui para o processo da reciclagem e da reutilização. Inclusive os comerciantes, podem desenvolver ações com este objetivo, adotando sacolas retornáveis, por exemplo. Enfim, todos podem fazer a sua parte, basta uma simples ação”, analisou.

É o que ratifica o padre Petrúcio Ramires, líder do projeto, ao reforçar o convite a todos. “Estamos fazendo a nossa parte, agora é a vez de você também vestido de verde e branco participar deste evento e trazer a sua mensagem educativa, é a sua vez de assumir o seu papel. Por isso, reforço a necessidade da participação da comunidade, das escolas, dos grupos religiosos e ambientais, dos comerciantes, órgãos públicos e da imprensa. Quem tem responsabilidade social não pode ficar de fora dessa. Abracem esta causa, pois como diz a Campanha da Fraternidade deste ano, ‘ a criação geme em dores de parto’”, disse.

A concentração da Caminhada da Fraternidade S.O.S Planeta Terra será na Praça Padre Cícero, próxima ao terminal de ônibus. À tarde, a Diocese realiza também o abraço da lagoa e uma grande Caminhada da Campanha da Fraternidade, às 14h, no Porto da Lancha, na Levada.

Fonte: Secom Maceió

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos