Plano de prevenção para período de chuvas é debatido

Debate ocorreu na Câmara Municipal.

Alagoas24horas/ArquivoCâmara aprova instalação da CEI da Transpal

Câmara aprova instalação da CEI da Transpal

A chuva que caiu na madrugada desta terça-feira, 19, trouxe problemas para diversos maceioneses, com alagamentos, deslizamentos, engarrafamentos e falta de energia elétrica. Em meio a situação, os vereadores por Maceió debateram – na sessão de hoje – a necessidade de colocar em prática um plano de prevenção para a cidade de Maceió.

O assunto foi levantado após um requerimento da vereadora Silvânia Barbosa (PTdoB), que cobrou atenção na limpeza das galerias da cidade, para evitar alagamentos. O requerimento – aprovado por unanimidade – foi encaminhado para a Prefeitura de Maceió. Barbosa destacou – sobretudo – as áreas de periferia, ressaltando a necessidade de eficiência no processo da coleta do lixo.

“A previsão para este inverno é de chuvas rigorosas e é preciso que estejamos preparados desde agora. É importante que as ações sejam feitas”, destacou a vereadora. De acordo com Silvânia Barbosa, a administração municipal precisa estar organizada desde já e aproveitar os dias que antecedem a previsão para realizar obras e limpezas de galerias.

A fala de Silvânia Barbosa foi acompanhada pelo vereador da bancada governista Oscar de Melo (PP). Em aparte, o edil salientou que “é importante que as ações sejam continuadas”. De acordo com Oscar de Melo, a Prefeitura de Maceió tem posto em prática um plano de limpeza continuada das galerias.

“O que se faz necessário também é reforçar para que a população não jogue lixo nas ruas, não entupa as galerias, porque as limpezas estão sendo feitas e é necessário mesmo que aconteçam sem interrupção, mas é preciso a colaboração das pessoas”, ressaltou o vereador. De acordo com Melo, a situação tem se agravado bastante por conta do excesso de lixo que é jogado em via pública.

Plano já existente

De acordo com a vereadora Heloísa Helena (PSOL), já existe um estudo organizado nas mãos da Defesa Civil municipal que pode ser posto em prática. Heloísa Helena ressalta que – só em 2010 – foi incluído no orçamento, por meio de emenda de sua autoria, R$ 1 milhão para as áreas de risco.

Porém, ainda não houve execução, segundo ela. “Há previsão de todos os instrumentos indicando as grandes chuvas que estão por vir. As medidas de contenção devem ser feitas agora. Inclusive, em fevereiro deste ano foi feita uma audiência pública nesta casa destacando a necessidade de realizar obras e ações agora, porque no inverno fica mais difícil”, frisou.

Heloísa Helena ressaltou que o plano que está na Defesa Civil municipal – e que já foi apresentado aos vereadores na audiência pública – é perfeito no apontamento das áreas de risco, desde a instalação de tecnologia de monitoramento de água, limpeza de galeras, remoção de famílias das áreas identificadas, além de obras de escadarias para facilitar o acesso às grotas. “Há famílias que ficam isoladas em período de chuvas”, frisou.

Heloísa Helena salientou ainda que a necessidade destas obras se faz para evitar tragédias como as ocorridas em invernos passados.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos