Almeida deve integrar quarto partido em dez anos

Alagoas24horas/ArquivoAlmeida reclama de 'abandono' do líder do seu partido, Benedito de Lira

Almeida reclama de ‘abandono’ do líder do seu partido, Benedito de Lira

Enquanto a reforma política não vem e as discussões se sucedem entre caciques e tribunais sobre a quem pertence o mandato eleitoral, o prefeito de Maceió, Cícero Almeida (PP), com inquestionável densidade eleitoral, dá mostras de como utilizar uma legenda em favor dos seus interesses.

De malas prontas para o Partido Social Democrata (PSD) – embora não confirme sua ida- fundando pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, Almeida deverá ingressar na quarta legenda partidária em cerca de dez anos de efetiva atividade política. Eleito vereador em 2000 pelo extinto Partido Social Liberal (PSL), Cícero Almeida migrou para o Partido Democrático Trabalhista (PDT) poucos meses depois de eleito e se manteve na legenda até 2004, passando pelos mandatos de vereador (dois anos), deputado estadual (dois anos) e pelo primeiro mandato de prefeito de Maceió.

Em 2008, quando disputou à reeleição, Almeida já despontava como estrela do Partido Progressista (PP), cujo principal cacique no Estado é o senador Benedito de Lira. Lira, aliás, não se pronuncia oficialmente sobre a saída do seu pupilo dos quadros do PP. Em 2010, devido ao ‘efeito Cícero Almeida’, o PP figurava como legenda líder de filiações partidárias.

Para cada ‘movimentação partidária’, Almeida tinha um objetivo específico. Nas últimas eleições, após anunciar que integraria o ‘blocão’ capitaneado pelo ex-governador Ronaldo Lessa (PDT), Almeida – com a interferência de Benedito de Lira (PP) – apoiou o governador Teotonio Vilela Filho (PSDB) à reeleição. À época, chegou a declarar que temia a ‘nau da trairagem’.

O apoio, aliás, teria provocado a ira de antigos aliados, segundo denunciou o próprio Almeida, quando se disse ‘vítima de perseguição política’, após denúncias de irregularidades na sua administração. Passado o período eleitoral, o prefeito de Maceió voltou a se reaproximar do deputado federal João Lyra, que deixa o PTB e deve assumir a liderança do PSD no Estado. Desta vez, estão em jogo as eleições de 2012.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos