TCU fará auditoria sobre apagão no Nordeste

O Tribunal de Contas da União (TCU) iniciará uma auditoria na Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) para apurar a causa do apagão que ocorreu nos dias 3 e 4 de fevereiro deste ano no Nordeste brasileiro.

Até hoje não se sabe quais foram as razões da interrupção no fornecimento de energia, que atingiu oito estados por cinco horas. Cerca de 40 milhões de brasileiros foram afetados pela falta de luz.

Uma das hipóteses é de falha operacional do sistema de distribuição de energia. Segundo o ministro-relator Raimundo Carreiro, devido à grande extensão geográfica atingida e à longa duração da interrupção, é possível que haja uma deficiência na gestão desse sistema.

A ideia da auditoria, que foi motivada por representação de deputados federais, é identificar também os pontos de risco mais críticos na operação do sistema da empresa. A fiscalização contribuirá ainda para se conhecer a capacidade de investimento da Chesf, a execução do orçamento da companhia, a capacitação do quadro de pessoal e a situação dos equipamentos.

Fonte: TCU

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos