Em protesto à falta de estrutura, alunos ‘fecham’ campus da Ufal

PAEmfoco/CortesiaEstudantes cobram prazo para finalização da obra do Campus da Ufal no Sertão

Estudantes cobram prazo para finalização da obra do Campus da Ufal no Sertão

Enquanto os candidatos a reitor travam uma disputa acirrada visando às eleições para o posto máximo da Universidade Federal de Alagoas, alunos da universidade vivenciam a dura realidade do projeto de interiorização do ensino superior no Estado.

Na manhã desta terça-feira, 17, em protesto à falta de estrutura do Campus do Sertão, alunos dos Centros Acadêmicos (CA’s) decidiram impedir a entrada de alunos e professores à sede improvisada da universidade.

A mobilização foi decidida em assembleia na noite de ontem e deve perdurar até a próxima sexta-feira, dia 20, quando está agendada uma visita da reitora Ana Dayse Dorea, ao campus. O Campus do Sertão engloba as unidades de Delmiro Gouveia e Santana do Ipanema e ambos enfrentam situações semelhantes como prazo para finalização das obras do campus, ausência de professores, entre outros problemas estruturais.

Os alunos alegam estar enfrentando os mesmos problemas há cerca de dois anos, que já teriam sido comunicados oficialmente à reitoria e até o momento nenhuma medida efetiva foi adotada para resolução dos problemas. A reportagem do Alagoas24horas chegou a relatar, em abril deste ano, um apitaço realizado pelos alunos do Campus II, de Santana do Ipanema, em protesto à falta de segurança no local.

Em contato com professores da unidade de ensino, a reportagem foi informada que os professores estão adotando postura de ‘respeito’ à manifestação dos alunos. Segundo apurou a agência de notícias, os servidores que tiveram acesso à universidade teriam utilizado a entrada da escola que funciona no mesmo local, burlando o ‘piquete’ estudantil.

A reportagem do Alagoas24horas tentou, ainda, contato com a diretora acadêmica do Campus do Sertão, Edneia Santiago, mas ainda não obteve êxito.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos