Governo anuncia ‘pacote’ para redução da violência em AL

O governador Teotonio Vilela Filho (PSDB) anunciou nesta quarta-feira, dia 18, o Plano Estadual de Redução da Criminalidade. Entre as ações previstas, está a implantação de 46 bases comunitárias em Alagoas e o retorno do militares da reserva remunerada para funções administrativa, colocando oficiais e praças da ativa para as ruas.

Em seu pronunciamento – marcado pela entrega de cinco carros e 18 motocicletas para o policiamento ostensivo -, Vilela fez questão de ressaltar que sua gestão “foi a que mais investiu em segurança pública nos últimos anos”. Segundo ele, são 542 novos militares nas ruas – se referindo à reserva técnica do concurso – e mais de 10 mil profissionais da área de segurança qualificados, através de capacitação.

Entre as medidas anunciadas para a redução da criminalidade, que colocou Alagoas na liderança do ranking nacional dos estados mais violentos, o governador anunciou o retorno de 800 militares que estão na reserva remunerada para assumir cargos administrativos e a guarda patrimonial. Com isso, a segurança pública teria mais militares no combate direto da criminalidade, ou seja, no trabalho ostensivo nas ruas do estado. O retorno da reserva geraria, segundo previsão de governo, um gasto de R$ 550 mil para os cofres públicos.

Vilela anunciou ainda que 46 bases comunitárias – projeto desenvolvido em parceria com o Ministério da Justiça – serão implantadas em Alagoas. Destas, quatro seriam implantadas imediatamente. Os bairros com implantação imediata seriam o Vergel do Lago, Jacintinho, Osman Loureiro e Selma Bandeira. Os dois últimos já implantados.

Para o governador, as bases comunitárias são consideradas um ponto importante do Plano, uma vez que os dados da criminalidade em Alagoas apontariam que 90% dos crimes de homicídio estariam ligados ao tráfico de drogas.

“Há outras medidas a serem tomadas, que são políticas a longo prazo, que vão ser anunciadas à medida que forem sendo implantadas”, disse.

Quanto à realização de concursos públicos, Vilela disse que, para não levantar falsas expectativas, apenas serão anunciados conforme estudo da Gestão Pública.

Complementam ainda o Plano de Redução da Criminalidade, a permanência da Força Nacional em Alagoas – já acatada pelo Governo Federal – e a aquisição de 15 toneladas de equipamentos de segurança.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos