INSS realiza revisão de benefícios em Arapiraca

A Seção de Saúde do Trabalhador (SST) da Gerência Executiva do INSS em Maceió realiza nesta quarta-feira, 18, uma reavaliação em 60 segurados que estão de auxílio-doença há mais de cinco anos. O atendimento ocorre na agência Arapiraca localizada na Rua José Leite Bezerra, s/n, no bairro Santa Edwiges distante a 126 km de Maceió. Os beneficiários foram convocados por carta.

De acordo com a chefe da SST, Germana Veloso, esse trabalho em Arapiraca é realizado por três médicos peritos. Com essa reavaliação, os segurados que tiverem a incapacidade reconhecida serão aposentados por invalidez e não necessitarão se submeter à perícia médica, periodicamente.

Consequentemente, o número de pessoas para fazer perícia médica naquela unidade vai diminuir. Essa ação que iniciou no dia 2 deste mês, no edifício sede da Gerência Executiva objetiva avaliar 1.185 segurados que se encontram de auxílio-doença há mais de cinco anos. Desse toral, 613 são das agências da

Previdência Social da capital e os demais distribuídos nas unidades do interior.

Auxílio-doença – Benefício concedido ao segurado impedido de trabalhar por doença ou acidente por mais de 15 dias consecutivos. No caso dos trabalhadores com carteira assinada, os primeiros 15 dias são pagos pelo
empregador, exceto o doméstico, e a Previdência Social paga a partir do 16º dia de afastamento do trabalho.

Para os demais segurados inclusive o doméstico, a Previdência paga o auxílio desde o início da incapacidade e enquanto a mesma perdurar. Para a concessão de auxílio-doença é necessária a comprovação da incapacidade em exame realizado pela perícia médica do INSS.

Fonte: INSS

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos