Exploração sexual de crianças e adolescentes

AssessoriaAssessoria

O secretário de Estado da Defesa Social, coronel Dário Cesar Cavalcante, e o delegado geral da Polícia Civil, Marcílio Barenco, assinaram, nesta quarta-feira (18), no Palácio República dos Palmares, o termo de cooperação com a Secretaria de Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos (SMCDH) para um combate mais efetivo ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

A partir da assinatura do termo de cooperação, uma equipe multidisciplinar do Centro de Atendimento às Vítimas de Crime (CAV Crime) passa a atender crianças vitimadas por abusos sexuais e outras agressões na própria Delegacia Especializada dos Crimes contra a Criança e o Adolescente. “Anteriormente, elas eram enviadas ao CAV Crime, mas nem todas as famílias entendiam a necessidade dessa assistência, especialmente a psicológica e o trabalho acabava prejudicado. Agora, o atendimento será imediato, na própria delegacia”, explicou a delegada Bárbara Arraes.

A secretária da Mulher, da Cidadania e Direitos Humanos, Kátia Born, anunciou que a idéia e estender esse serviço a todos os municípios alagoanos com o apoio dos conselhos tutelares.

“A cooperação e a integração entre as secretarias é essencial para o combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes”, disse o coronel Dário César, ao agradecer colaboração da Secretaria da Mulher.

Estiveram também presentes à solenidade, o secretário Adjunto da Defesa Social, delegado José Edson de Freitas Júnior, a coordenadora do CAV Crime, Taísa Albuquerque, e o presidente do Conselho Estadual de Proteção à Criança e ao Adolescente, Cláudio Soriano.

O Dia Nacional de Combate à Exploração Sexual Infanto-juvenil é comemorado em 18 de maio. Há onze anos essa data vem sendo marcada pela luta de meninos e meninas, que sofrem ou sofreram esse tipo de violência. Com o objetivo de combater essa situação, o governo de Alagoas, por meio da SMCDH, está realizando durante todo o mês diversas ações de alerta e conscientização da população.

Durante a programação estadual, haverá uma fiscalização do Procon em parceria com a Superintendência de Políticas para a Criança e o Adolescente em motéis, hotéis, bares e restaurantes da capital, palestras educativas, distribuição de folders educativos nos sinais, caminhadas, mobilização via web e o encontro estadual com o tema “Violência Sexual: Apontamentos sobre Assistência a meninos e meninas”.

Fonte: PC/AL

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos