CEI é instalada para investigar ações da Braskem

Luis Vilar/Alagoas24horas/ArquivoGalba Novaes recebeu comunicado da Braskem por não comparecimento à sessão

Galba Novaes recebeu comunicado da Braskem por não comparecimento à sessão

O clima é de ‘revolta’ entre os vereadores da Câmara Municipal de Maceió na manhã desta terça-feira, dia 24, com a ausência de representantes da Braskem, quando deveriam ser esclarecidas informações sobre os incidentes registrados neste final de semana e que afetou os moradores do entorno da indústria e ainda feriu cinco funcionários terceirizados – dois deles com gravidade.

Apenas uma carta, endereçada ao presidente da Casa, Galba Novaes (PRB) – e assinada pelo gerente de marketing da Braskem, Milton Pradines –, foi enviada à Câmara de Maceió. A carta contém as informações já veiculadas pela imprensa sobre os fatos.

Devido à ausência de representantes e à falta de explicações concretas sobre os acontecimentos, os vereadores já cogitam a abertura de Comissão Especial de Investigação (CEI) para apurar o vazamento de cloro registrado na noite de sábado (21), e o acidente envolvendo funcionários terceirizados no domingo (22) e, ainda, atuação da empresa em Alagoas.

Alguns vereadores usaram a tribuna para defender, inclusive, a retirada da Braskem do local – no Pontal da Barra. A vereadora Tereza Nelma (PSB) defendeu a discussão sobre o assunto.

A abertura da CEI, proposta pelo vereador Marcelo Malta (PCdoB), já encontra respaldo de pelo menos mais cinco vereadores que compõem a bancada do PP na Casa de Mário Guimarães. O líder do governo, Oscar de Melo, afirmou que assina o requerimento, assim como todos os integrantes da bancada.

Para abertura da CEI, o requerimento precisa da assinatura de sete vereadores.

Definição

A abertura da CEI foi instaurada no final da manhã de hoje, com a assinatura de pelo menos 19 vereadores e deverá ser publicada no Diário Oficial do Município desta quarta-feira. A Comissão terá 120 dias – a partir da publicação no Diário – para emitir um relatório final.

Aprovaram o requerimento os vereadores das bancadas do PP, PV, PT, PTB, PRB, além de Ricardo Barbosa (PSOL) e Berg Holanda (PR).

Ainda não há nomes oficiais para a composição da Comissão, que contará com cinco membros e mais dois suplentes. Especula-se que a CEI da Braskem deverá ser presidida pelo próprio propositor, Marcelo Malta, e entre os membros deverão constar os vereadores Oscar de Melo (PP), Carlos Ronalsa (PP) e Ricardo Barbosa (PSol). Théo Fortes (PTdoB), como já preside a CEI dos Combustíveis, deverá ser suplente na nova Comissão.

atualizada às 11h08.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos