Deputados aprovam criação da CPI da Eletrobras/AL

Vanessa Alencar/Alagoas24horas/ArquivoPlenário da Assembleia Legislativa

Plenário da Assembleia Legislativa

Foi aprovado em plenário na tarde desta quarta-feira, 25, por unanimidade, o requerimento de autoria do deputado Ronaldo Medeiros (PT), que cria a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Eletrobras na Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE). O requerimento foi subscrito por 17 dos 27 parlamentares.

Com a aprovação do documento, agora caberá aos líderes partidários na Casa indicar os nomes que irão compor a CPI, que deverá ser presidida por Medeiros. São cinco membros efetivos e dois suplentes.

A CPI terá 120 dias para investigar a Eletrobras acerca da situação na distribuição de energia elétrica no Estado de Alagoas. O deputado havia explicado que sugeriu a criação da CPI entendendo que a energia elétrica é um serviço de primeira necessidade e que a empresa é alvo de inúmeras críticas quanto à qualidade dos serviços oferecidos.

Medeiros afirma que recebeu inúmeras denúncias de falhas e apagões ocorridos em diversos municípios do Estado de Alagoas e sugere a correção no fornecimento desse serviço.

Esta é a terceira CPI criada pelo Parlamento. Além da Eletrobras, foram instauradas a CPI dos combustíveis e CPI da TIM.

Em entrevista ao Alagoas24Horas, Ronaldo Medeiros defendeu a CPI. "A CPI terá papel fundamental. Só de existir será uma vitória para a sociedade. Antes de se tornar realidade a direção nacional da Eletrobras já se deslocou do Rio de Janeiro até Alagoas", argumentou o petista.

Medeiros havia sido questionado sobre as declarações do presidente do PT, Joaquim Brito, que disse em entrevista que a CPI poderia ser inócuoa. O parlamentar explicou que Brito esclareceu que o PT não iria interferir na CPI, mesmo porque ela não pertence ao partido e sim à ALE.

O deputado também foi questionado se a dívida da Assembleia com a Eletrobras poderia interferir no andamento da CPI. Medeiros negou. "A presidência da Casa já informou que o débito é antigo e está parcelado", disse.

Ronaldo Medeiros voltou a dizer que, no ano passado, a Eletrobras devolveu 40% do orçamento destinado a ela por falta de investimento. "Esperamos da gestão atual que sejam priorizados investimentos em equipamentos para que Alagoas volte a ter energia de qualidade".

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos