Defesa entra com pedido de HC para libertar ex-deputado

Vanessa Alencar/Alagoas24horasDefesa de Zé Maria Tenório entra com pedido de habeas corupus

Defesa de Zé Maria Tenório entra com pedido de habeas corupus

Apesar de alegar inocência e se dizer ‘chocado’ com a sua prisão, o ex-deputado José Maria Tenório pode ser alvo de novas denúncias por parte do Grupo Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gecoc) do Ministério Público Estadual. Preso desde o último sábado, 18, Zé Maria foi detido quando chegava para visitar o irmão, o ex-deputado federal Francisco Tenório, que foi preso pela Polícia Federal em 2 de fevereiro desse ano, após perder a imunidade parlamentar.

Em entrevista ao Alagoas24horas , o promotor Luiz Vasconcelos, coordenador do Gecoc, disse que o MP ofereceu o aditamento de denúncia, uma vez que o inquérito policial já havia apontado o envolvimento de Zé Maria Tenório no assalto à agência do Banco do Brasil na cidade de Boca da Mata, em 2007.

Durante a ação criminosa, foram levados R$ 108 mil da instituição financeira, mas o alvo seria R$ 1,5 milhão, caso a agência tivesse sido abastecida, conforme anunciou a Polícia Civil à época do assalto.

A PC de Alagoas chegou a prender e apresentar nove pessoas que teriam participado da ação criminosa. À época, os policiais anunciaram que cerca de 30 pessoas integrariam o bando, que agiria em todo o Nordeste. Um candidato a vereador no município de Santa Luzia do Norte foi apontado, então, como líder do bando.

De acordo com o promotor Luiz Vasconcelos, Zé Maria Tenório foi denunciado pelos integrantes do bando. Como há relatos de participação dos mesmos elementos em outras ações criminosas, eles deverão voltar a ser interrogados e questionados quanto à participação do ex-deputado em outras ações criminosas.

Apesar da denúncia, Zé Maria Tenório nega conhecer os elementos que foram condenados pelo assalto e afirma ter representado, como advogado, uma terceira pessoa, mas nega qualquer envolvimento com o bando.

O advogado de defesa do ex-deputado José Maria Tenório, que está preso na Casa de Custódia da Polícia Civil, Raimundo Palmeira, já deu entrada no pedido de habeas corpus no Tribunal de Justiça de Alagoas.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos