Registros de desemprego no Brasil motivam posicionamento de Renan

Waldemir BarretoRenan destaca números divulgados pelo IBGE sobre empregos no País

Renan destaca números divulgados pelo IBGE sobre empregos no País

O senador Renan Calheiros ocupou hoje a tribuna do Senado Federal para comentar sobre seu entusiasmo com os números apresentados pelo IBGE sobre o comportamento do desemprego no País nos últimos nove anos, mesmo que estejamos vivendo um momento de crescimentos mais modestos por conta do combate à inflação. A taxa de desemprego, em seis regiões metropolitanas, ficou em 6,4 em maio.

– Trata-se do mesmo percentual do mês anterior – afirmou o líder – e representa a menor taxa para os meses de maio desde o início da série histórica do órgão, iniciada em março de 2002; portanto a melhor taxa dos últimos nove anos.

O senador destacou, também de acordo com os números divulgados pelo IBGE, que a “população ocupada somou 22,4 milhões, ficando estável comparando-se com o mês de abril. Na comparação com maio de 2010, o número de ocupados apresentou uma oscilação positiva de 2,5%”.

Para Renan, o aumento de 6,7% no número de trabalhadores com carteira assinada na área privada, continua apontando para uma “forte e continuada tendência de formalização do mercado do trabalho, um caminho sem volta para o Brasil que terá, inclusive, expressivos impactos sobre os números da Previdência Social”.

O atual momento que o Brasil está vivendo, na avaliação de Renan, a taxa de emprego é um dos mais importantes termômetros da economia interna.

– Isso – continuou o senador – porque o governo foi compelido a lançar mão de medidas de contenção de crédito para reduzir a inflação e isto, claramente, não está contaminando o mercado de trabalho.

Renan crê que a expressiva melhoria das avaliações externas sobre o Brasil, a queda dos números do risco-Brasil, a expansão consequente e responsável do PIB e os números de emprego estão demonstrando que o Brasil está no rumo certo e que, “mesmo diante da crise mundial, devemos perseverar no rumo do crescimento sustentável e fortalecimento do nosso mercado interno”.

Fonte: Agência Senado

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos