Procissão de Corpus Christi leva milhares às ruas do Centro

Por conta da procissão, as lojas do comércio fecharam suas portas mais cedo.

Amanda Dantas/Alagoas24HorasAmanda Dantas/ Alagoas24Horas

Amanda Dantas/ Alagoas24Horas

Em celebração ao ferido religioso de Corpus Christi, milhares de pessoas saíram no fim da tarde de hoje (23), da Catedral Nossa Senhora dos Prazeres, mais conhecida como Igreja da catedral de Maceió, localizada no Centro da cidade, em cortejo religioso comandado pelo arcebispo Dom Antônio Muniz. A procissão foi iniciada pouco depois da celebração da tradicional missa da quinta-feira Santa.

De acordo com o Diretor Geral do Ceminário, Padre Delfino, a celebração da Festa do Corpo e Sangue de Cristo, popularmente conhecida como Corpos Christi foi originada na Idade Média quando surgiram as primeiras disputas doutrinais da Igreja. O Concílio de Latrão (1215) confirmou a doutrina da transubstanciação do pão e do vinho no corpo e sangue de cristo, confirmando assim a presença real de Cristo vivo. De modo que o sacerdote renova o sacrifício eucarístico na consagração durante a missa sempre que ele repete: “Este é o meu corpo… este é meu sangue”.

Pe. Delfino disse ainda que a festa representa a “colocação na eucaristia para o mundo”. O padre excplicou ainda que a quinta-feira é um dia encoberto diante do restante dos dias da semana santa e, por essa razão, a Igreja escolhe este dia da semana para a procissão.

Em todas as partes do mundo, párocos de todas as igrejas católicas celebram a data e relizam missas especiais. A procissão de Maceió já é uma tradição e este ano reuniu cerca de 5 mil pessoas. O trajeto, feito por vários pontos estratégicos do Centro da cidade, termina no seu ponto de partida, a Igreja da Catedral.

Por conta da procissão, as lojas do comércio fecharam suas portas mais cedo. Amanhã, o horário de atendimento volta ao normal. Das 8h às 18h. E no sábado das 8h às 14h. Durante a celebração da missa D. Antônio Muniz criticou a Câmara dos Dirigentes Lojistas de Maceió (CDL), por insistir em abrir o comércio no dia santo, dizendo que esta atitute dificulta a organização do evento.

Para garantir a ordem e a segurança dos fiéis a Igreja contou com policiamento reforçado. Em homenajem a data os fiéis enfeitaram as ruas com tapetes de diversos materiais com ilustrações religiosas.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos