Atividades marcam o dia internacional contra o tráfico

Sesau realizará atividades no calçadão do comércio.

DivulgaçãoDivulgação

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), por meio da Gerência do Núcleo de Saúde Mental (Gensam), realizará na próxima terça-feira (28), das 9hs às 16hs, no Calçadão do Comércio, uma série de atividades educativas e preventivas integradas com outros órgãos e programas, para marcar o Dia Internacional contra o Abuso e o Tráfico Ilícito de Drogas, comemorado em 27 de junho.

O objetivo é sensibilizar a população sobre as causas e conseqüências relacionadas ao uso de crack, álcool e outras drogas e suas interfaces com as diversas áreas que desenvolvem políticas públicas, além da saúde mental, como DST/Aids, promoção da saúde, educação, tabagismo, trânsito, entre outras. “Esta interface é importante para aprimorar, atualizar o conhecimento e aperfeiçoar a qualidade das ações oferecidas aos usuários”, justificou Berto Gonçalo, gerente de Saúde Mental da Sesau.

Na abertura das atividades haverá apresentação da Banda da Polícia Militar. E durante todo o dia serão realizadas panfletagens em pontos pré-determinados do centro de Maceió, exames de glicemia capilar e pressão arterial, além da apresentação da peça teatral do CAPSad Everaldo Moreira focando os males da dependência química, como “O sombra” e “Nega Maluca”.

De acordo com Berto Gonçalo, é importante sensibilizar a sociedade para um olhar diferenciado com relação à questão do uso de drogas. “Geralmente as pessoas ficam indiferentes quando não tem caso de dependente químico em casa, mas todos podem ajudar levando informações para as famílias que enfrentam o problema”, enfatizou informando que tanto o Ministério da Saúde (MS) quanto a Sesau têm propostas direcionadas à prevenção e combate às drogas.

Berto destacou que este ano o foco do Programa de Saúde Mental é a prevenção e tratamento de usuários de crack, álcool e outras drogas, ressaltando o trabalho dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps ad), 24 horas, voltados para o atendimento aos dependentes químicos, atualmente com unidades funcionando em Maceió e Palmeira dos Índios.

Segundo o gerente, também existem projetos aprovados, com recursos garantidos pelo MS destinados ao município de Maceió, para serem investidos na construção da rede de saúde mental específica para esses usuários. Além disso, o Estado tem projeto já aprovado para construção da primeira Casa de Acolhimento Transitório para Dependentes Químicos. A unidade tem o objetivo de oferecer cuidado integral em saúde para os usuários de crack e outras drogas, e funcionará em Maceió.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos