Prefeitura diz que hackers não acessaram ‘dados importantes’

ReproduçãoReprodução

O banco de dados principal da Prefeitura de Maceió, com informações relevantes sobre a administração e os funcionários municipais, não foi acessado pelo grupo de hackers Havittaja, segundo levantamento realizado pelos técnicos de informática da Secretaria Municipal de Administração, Recursos Humanos e Patrimônio (Semarhp). “É importante que isso fique claro para a sociedade, porque a Prefeitura tem um acervo de clientes, contribuintes, patrimônio e recursos humanos que precisa ser tranquilizado e preservado”, disse o secretário de Comunicação, Marcelo Firmino.

Os técnicos revelaram ainda que o acesso ocorreu somente em parte do sistema, em um servidor que contém apenas dados antigos referentes a estágios e que em nada comprometem o sigilo de documentos mais importantes nem a privacidade das pessoas citadas no Twitter pelo grupo de hackers. Por questões de segurança, a Semarhp tirou o site do órgão do ar temporariamente. A decisão foi para realizar uma varredura e reforçar a segurança no sistema que dá acesso à rede da secretaria.

Nesse final de semana, o grupo hacker alardeou na internet, por meio do Twitter, que havia acessado o banco de dados da Prefeitura de Maceió. Em função disso, a providência imediata da Prefeitura foi mobilizar seus técnicos para investigar o sistema e saber até que ponto os dados estavam comprometidos. Segundo o secretário Marcelo Firmino, o trabalho feito durante toda a segunda-feira foi árduo, mas, no final, o diagnóstico foi tranquilizador, concluindo que não houve invasão de dados relevantes.

Nessa operação, estiveram envolvidos diretamente, além dos técnicos de informática do município, os secretários de Administração, Sérgio Villela, e de Comunicação, Marcelo Firmino. Foi exatamente para que os técnicos pudessem rastrear toda e qualquer anormalidade no sistema que eles optaram por tirar do ar o site da Semarhp. A expectativa é que a página da Semarhp volte a funcionar ainda nesta terça-feira.

Fonte: Ascom Prefeitura de Maceió

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos