Recadastramento biométrico é criticado na Câmara

Alagoas24horasMalta criticou a falta de estrutura a que os eleitores estão sendo submetidos

Malta criticou a falta de estrutura a que os eleitores estão sendo submetidos

A forma como está ocorrendo o recadastramento biométrico em Maceió foi alvo de críticas dos vereadores na sessão desta quarta-feira, dia 29, na Câmara de Vereadores de Maceió. O vereador Marcelo Malta (PCdoB) lamentou o ‘quadro’ observado no Fórum Eleitoral, localizado na Avenida Fernandes Lima, disponibilizado para o recadastramento dos eleitores.

Segundo Malta, é preciso que sejam “encontradas outras formas de atendimento ao eleitorado, para que não se comprometa o recadastramento”. O edil apelou à Corte Eleitoral para que o procedimento seja revisto.

Na manhã de hoje, a cena caótica mais uma vez se repetiu no cartório eleitoral. Em meio à chuva, dezenas de pessoas se aglomeravam dentro e fora do prédio para tentar realizar o recadastramento. A reportagem do Alagoas24Horas esteve no local e foi informada que alguns eleitores chegaram ainda durante a madrugada ao local.

A ineficiência do recadastramento biométrico na capital alagoana já foi reconhecida pelo Tribunal Regional Eleitoral. O juiz da 2ª Zona Eleitoral, coordenador do Fórum, Paulo Zacarias, informou que há deficiência de pessoal e que a expectativa do tribunal, de três mil atendimentos/dia não se concretizou. Hoje, são distribuídas 600 fichas de atendimento.

A expectativa, agora, é que novos locais sejam disponibilizados à população para o recadastramento na capital. Os novos postos funcionariam no bairro do Trapiche da Barra, Tabuleiro do Martins, Cruz das Almas e o Fórum Eleitoral, no Farol. Todos os locais devem estar em funcionamento em no máximo 30 dias.

O critério para o recadastramento será os meses de aniversário dos eleitores. Os nascidos em janeiro e fevereiro têm até o dia 12 de julho para se recadastrarem. Entre julho e agosto, é a vez dos nascidos entre março e abril. Para se recadastrar, o eleitor deve levar documentos originais e cópias de identidade (com foto), comprovante de residência recente e CPF. Impressões digitais e a fotografia do eleitor serão colhidas no momento do recadastramento. O eleitor poderá aproveitar o recadastramento para solicitar mudança de colégio eleitoral.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos