CBTU acelera recuperação do trecho Utinga-Lourenço de Albuquerque

A CBTU-Maceió através de quatro empresas licitadas está trabalhando em ritmo acelerado para a recuperação do trecho entre Utinga Leão e Lourenço de Albuquerque, completamente destruído pelas enchentes de junho do ano passado. A malha ferroviária compreendendo entre Lourenço de Albuquerque e Rio Largo já está avançada e sua conclusão deverá ocorrer nos próximos dias.

O trecho mais complicado é de Utinga Leão a Rio Largo. Ali as empreiteiras contratadas estão recuperando as estações danificadas e providenciando o alteamento dos trilhos para não sofrer problemas com novas enchentes. O prazo previsto desde a assinatura do contrato, foi de doze meses, cujo cronograma está sendo rigidamente cumprido.

O superintendente da CBTU, Marcelo Aguiar, disse que todos os esforços estão sendo realizados para que os trens voltem a funcionar até Lourenço de Albuquerque. Para isso já foi realizada reunião entre a CBTU e os representantes das empreiteiras Domo Engenharia, Sandaluz, Cony Engenharia e Veja Engenharia. Nas obras, a CBTU, para a recuperação total do trecho, como inclusive reposição dos trilhos, investirá recursos na ordem de 15 milhões de reais. A CBTU-Maceió tem contado com o apoio indispensável da administração central da empresa, através do seu presidente nacional, Francisco Colombo, que também pediu agilidade às empresas para a retomada dos trens comerciais. No momento, além da recuperação da malha ferroviária, empresas trabalham na construção das estações de Gustavo Paiva e Rio Largo, adequando-as, inclusive, para o recebimento do VLT, o mais moderno meio de transporte ferroviário já construído no Brasil. Com este trabalho concluído, a CBTU, poderá, depois de todo o sistema ser implantado, transportar cerca de 40 mil pessoas diariamente, contra os 10 atualmente.

Fonte: CBTU

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