LDO e outros projetos são aprovados pela Câmara Municipal

Projetos são aprovados em sessão do Parlamento na Praça.

Amanda Dantas/Alagoas24HorasCâmara aprova LDO

Câmara aprova LDO

O Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) foi aprovado durante sessão extraordinária da segunda edição do Parlamento na Praça, realizado na manhã desta quinta-feira (30), na Praça Audival Amélio, mais conhecida como Praça do Mirante, no Jacintinho, em Maceió. O projeto foi aprovado por unanimidade com as nove emendas propostas pelos vereadores Galba Novaes (PRB), Heloísa Helena (PSOL), Théo Fortes (PTdoB) e Fátima Santiago (PP).

Já na manhã dessa sexta-feira (01) o ofício com as modificações necessárias, oriundas das emendas apresentadas, será entregue ao prefeito de Maceió. “É a primeira vez, em dez anos, que vemos esta Casa cumprir com o prazo do recesso regimental do mês de junho. Amanhã mesmo o ofício da LDO estará sendo entregue ao prefeito e a Casa de Mário Guimarães entra em recesso a partir de hoje” – destacou o presidente do Legislativo Municipal, Galba Novaes.

Além da LDO, também foram aprovados outros projetos de autoria do Executivo, a exemplo do que institui a gratificação por avaliação de desempenho dos servidores do Instituto de Previdência e Assistência Municipal de Maceió (Iprev/Maceió) e o projeto que prorroga o mandato dos conselheiros tutelares das regiões III, IV, V e VI, assim como o Projeto de Lei, de autoria da Mesa Diretora, que cria o Parlamento Metropolitano na capital alagoana.

“Tivemos uma sessão muito movimentada, repleta de projetos e requerimentos importantes que foram aprovados em primeira e segunda discussão. Aprovamos hoje um projeto que cria o Parlamento Metropolitano em Maceió, outra ação desta Mesa Diretora que irá revolucionar o Poder Legislativo da Grande Maceió. Todo este esforço dos parlamentares reforça o compromisso que esta Casa tem com o cumprimento de suas atribuições” – disse o presidente.

Ainda na mesma sessão, foi apresentado o pré-projeto que institui o subsídio dos servidores do município. Segundo o presidente Galba Novaes, quando a proposta estiver pronta será convocada uma sessão extraordinária para a apreciação da mesma. “O anteprojeto já está em análise para verificação do impacto financeiro no município. Assim que estiver pronto, iremos convocar uma sessão, mesmo que estejamos no recesso, para que este seja votado” – explicou.

Para o prefeito de Maceió, Cícero Almeida, que esteve presente à sessão itinerante, a iniciativa da Câmara deve ser propagada. “Fico muito feliz em ver a evolução do Legislativo Municipal de Maceió. Espero que a Câmara continue realizando projetos como este, que preza pela democracia e cidadania” – elogiou o chefe do Executivo Municipal.

Ação Pública

Durante toda a sessão desta manhã, os moradores da região que estiveram presentes ao evento puderam desfrutar de serviços gratuitos como a emissão da 1ª via das carteiras de trabalho e de identidade, a realização de exames de glicemia, prevenção do glaucoma e catarata, além de aproveitar os serviços de beleza, realizados em salões improvisados.

Para o casal José Osman Júnior e Auxiliadora Callaça Júnior, que acompanharam toda a sessão, esta é uma iniciativa louvável. “Além de beneficiar esta comunidade tão carente com serviços gratuitos, ainda tivemos a oportunidade de acompanhar o funcionamento da Câmara de Maceió e, desta forma, orientar melhor nosso voto nas próximas eleições”, disse José Osman, emendado por sua esposa, que elogiou o evento. “A população só tem a ganhar com ações assim, a Câmara está de parabéns”, concluiu Auxiliadora.

Sessão Solene

Ao término da sessão extraordinária, foi convocada uma sessão solene, proposta pelo vereador Marcelo Malta (PCdoB), para a entrega do Título de Cidadão Honorário para o padre Rogério, da Paróquia Imaculada Conceição, e o padre Manoel, da Paróquia Nossa Senhora das Dores.

Fonte: Ascom Câmara de Maceió

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos