Hemoal precisa de sangue B e O negativos

Em razão da grande demanda de transfusões durante o último fim de semana, o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) está com carência de sangue B e O Negativos. Para se ter idéia, somente entre o sábado (2) e o domingo (3,) foram liberadas 88 bolsas de sangue para os hospitais alagoanos.

Por esta razão, a diretora do Hemoal, Verônica Guedes, faz um apelo para que a população possa se candidatar à doação. O órgão está situado na rua Dr. Jorge de Lima, no bairro Trapiche, próximo ao Estádio Rei Pelé e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h.

“Apelamos à solidariedade, principalmente no que diz respeito às doações de O Negativo, que é doador universal e pode ser utilizado em momentos de emergência. Sem falar no agravante de que pacientes cujo sangue seja O Negativo só podem receber transfusões da mesma tipagem”, alerta Verônica Guedes.

Ainda de acordo com a diretora do Hemoal, no caso dos voluntários que estiverem no interior do Estado, as doações podem ser realizadas no Hemocentro Regional de Arapiraca (Hemoar). Ele está localizado na Rua Geraldo Barbosa, no Centro da cidade, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Critérios para doação – Para se candidatar à doação é necessário ter idade entre 16 e 65 anos, no mínimo 50 kg e portar um documento de identificação com foto, segundo especificação do Ministério da Saúde (MS). No caso dos menores de 18 anos, é necessário se dirigir ao Hemoal ou Hemoar acompanhado dos pais ou portando uma autorização para realizar a doação de sangue, cujo formulário pode ser baixado o site www.saude.al.gov.br/hemoal.

Além destes pré-requisitos, o voluntário não pode ter contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 10 anos. É indispensável, que o candidato à doação compareça ao Hemoal ou ao Hemoar bem alimentado. Em se tratando das gestantes e lactantes, não é permitida a doação. Já quanto aos doadores que irão repetir o procedimento, estipula-se um prazo de dois meses de intervalo para os homens e três para as mulheres.

Fonte: Ascom Sesau

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos