Porto de Maceió pode receber investimentos para Copa

Elza Fiúza/ABrO ministro da Secretaria de Portos, José Leônidas Cristino durante entrevista ao programa Bom Dia, Ministro, nesta quinta-feira (7/7)

O ministro da Secretaria de Portos, José Leônidas Cristino durante entrevista ao programa Bom Dia, Ministro, nesta quinta-feira (7/7)

O Porto de Maceió deverá receber investimentos do Governo Federal para a Copa de 2014. As obras estruturantes e o valor a ser investido não foram divulgados, mas segundo o ministro-chefe da Secretaria de Portos, José Leônidas Cristino, o governo está construindo obras estruturantes na maioria dos portos públicos nacionais, para melhorar a movimentação de cargas.

Cristino ainda anunciou, durante o programa Bom Dia, Ministro, nesta quinta-feira, 7, a construção de sete novos portos em capitais brasileiras até 2014. “Sem dúvida nenhuma, nós vamos concluir todas essas obras até o final de 2013…”. A afirmação diz respeito aos sete novos terminais que serão construídos no país nas cidades de Manaus, Fortaleza, Natal, Recife, Salvador, Rio de Janeiro e Santos, que vão ampliar a oferta de leitos de hospedagem durante a Copa do Mundo Fifa 2014 que acontecerá no Brasil. O ministro informou, também, que os R$ 740 milhões destinados às obras já estão assegurados pelo governo federal.

Segundo Leônidas Cristino, até o final de julho ou começo de agosto, o governo federal pretende colocar em disputa os editais de licitação, para que a partir do próximo ano as obras nos portos possam ser iniciadas. O ministro informou que o processo licitatório deve começar por Recife, que é uma obra menor, seguida de Salvador, Santos e depois Rio de Janeiro que – de acordo com ele – será uma obra maior, com seis berços exclusivos para passageiros.

Durante a entrevista, Leônidas Cristino ressaltou que a estrutura que será construída nos portos pelo governo federal para a Copa do Mundo de 2014 vai permanecer e vai melhorar, sem dúvida nenhuma, a movimentação de passageiros. Na sua avaliação, isso terá “um retorno extraordinário para a economia dessas cidades e também desses estados.”

Ele explicou que no caso dos sete terminais, especificamente, tem sido feito um acompanhamento diário porque as obras têm que estar prontas até o final de 2013. Mas, lembrou o ministro, o governo também está construindo obras estruturantes na maioria dos portos públicos nacionais, para melhorar a movimentação de cargas porque, segundo ele, o Brasil precisa ter a tranquilidade de produzir e de poder exportar os seus produtos. Hoje o Brasil tem 34 portos públicos, sendo 18 geridos diretamente pelo governo federal, e 16 delegados, informou ele.

Fonte: Agência Brasil

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos